A importância da água para os seres vivos

A água é o maior bem da humanidade, mas será que todos conhecem os benefícios e importância da água? Leia mais para saber!

A água é sem dúvida uma de nossas preciosidades, no entanto ela está se esgotando. Como podemos acompanhar, nos últimos anos vem ocorrendo uma diminuição no nível dos rios, mares e afluentes. Mas uma pergunta fica no ar, se o planeta é formado de 70% de água como ela está se esgotando?

A grande verdade é que desses 70% apenas 3% são de água potável (água doce), a qual os seres vivos necessitam, um número consideravelmente baixo, que poderá se esgotar nos próximos anos se as pessoas não se conscientizarem, e se não ocorrer um consumo moderado desse bem tão precioso, essencial para a nossa sobrevivência.

                       

Escassez de água

Escassez de água

O déficit de sua quantidade já é visível. Nós brasileiros felizmente somos privilegiados nesse assunto, afinal temos a maior reserva de água doce do planeta, cerca de 12% do total, porém mesmo assim encontramos dificuldades, pois essa água não é distribuída corretamente. Um grande exemplo, é a Amazônia, onde é localizada a maior bacia fluvial do mundo, mas ao mesmo tempo nos deparamos com a seca do norte e nordeste do país.

Se não ocorrer uma conscientização rápida da população, provavelmente iremos sofrer com um futuro não muito longe. Esse problema irá afetar não só os homens, mas também todo ao meio ambiente que necessita de água, o nosso corpo, por exemplo, é formado por mais de 70% de água, ou seja, ela é realmente indispensável.

A importância da água é realmente fundamental, seja para bebermos, higiene e tudo mais. Para termos uma noção da falta de água, cerca de um sexto da população mundial não tem acesso à água potável, mais de 40% não tem se quer um saneamento básico, seis mil crianças morrem diariamente por doenças ligadas á problemas de saúde oriundos da falta de higiene, falta de um saneamento.

Um estudo realizado revelou que se não houver um consumo moderado no desperdiço da água, em 2025 as pessoas poderão sofrer uma grande escassez de água, o que poderá gerar muitos conflitos entre países. Então seja consciente, não desperdice água, são pequenos atos, mas que podem se tornar gigantescos.

1 voto



Nathalia
29/07/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook