A importância preservação da Amazônia

Preservar a Amazônia é uma obrigação de todos os brasileiros. Saiba aqui a importância da preservação da floresta para nós.

A Amazônia é de grande importância para todos os seres humanos, é considerada o pulmão do mundo e almejada por muitos países, ajudando a garantir a estabilidade do planeta. Na Amazônia existe uma imensa diversidade de espécies, sendo fundamental para o desenvolvimento das mesmas. Conta com uma natureza incomparável, também abriga vários povos indígenas. Na Amazônia temos tudo, clima bom, solo perfeito, fauna, flora, tudo extremamente importante.

Além de tudo que já citamos, as matas também é uma fonte rica de alimentação, plantas medicinais naturais, florestais, energéticas e minerais, uma riquíssima matéria prima.

                       

Ao todo são mais de 5,5 milhões de km² de extensão, que muitas vezes não é devidamente valorizado. 60% fazem parte do Brasil, que muitas vezes sofre com o desmatamento ilegal, caças, uso inadequado da água, entre outros malefícios para a própria população e também para os animais que estão ameaçados, prejudicando o planeta cada dia mais.

Parte da Amazônia

Importância da preservação

Todos nós devemos no conscientizar, preservar a maior floresta tropical do planeta. O desmatamento da Amazônia vem tentando ser combatido, mas mesmo assim ainda é muito alto, mesmo com a fiscalização. Se continuar desse jeito vamos perder uma grande parte da floresta.

Com o desmatamento, acabamos prejudicando a vida de animais que moram na floresta, pois ao derrubar as árvores, muitos deles ficam sem lugar para morar e acabam migrando para grandes centros urbanos, onde nem sempre conseguem sobreviver.

Preservar a Amazônia é importante não somente pela floresta em si, mas porque muitas pessoas e animais dependem dela para sobreviver. Até mesmo porque muitos remédios e outros produtos que utilizamos no nosso cotidiano usam extratos retirados da floresta.

Sustentabilidade na Amazônia

Arara azul e amarelo

Incentivar a sustentabilidade na Amazônia é promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a não prejudicar o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dela dependem.

Usar a Amazônia de forma consciente é a melhor maneira de explorá-la em nosso benefício, mas ainda assim garantindo a vida que nela existe.

Desmatamento da Floresta Amazônica

Momento Ambiental - Desmatamento da Floresta Amazônica

Veja mais informações sobre o mesmo assunto

Causas do desmatamento da Amazônia
Queimadas na Amazônia
Preservação da Amazônia

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
10/02/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook