Alimentação para uma gravidez saudável

Aqui você acompanha tudo sobre a gestação mês a mês e ainda aprende dicas sobre Alimentação para uma gravidez saudável, acompanhe.

grávida

Todas nós sabemos que a gestação é um momento muito importante na vida de toda mulher, no entanto, esse momento exige alguns cuidados especiais como, por exemplo, manter uma alimentação saudável para proteger a vida do feto e também da futura mamãe. Caso você já tenha outros filhos sabe da importância de manter uma alimentação balanceada durante a gravidez, mas se ainda não tem é importante levar esse princípio em consideração em sua primeira gravidez.

Tudo sobre gravidez

A gestação é um momento lindo na vida de toda mulher, desde quando nascemos já nutrimos em nós o espírito materno e por isso nesse estágio da vida é importante exercê-lo! Ainda assim ter um filho é uma grande responsabilidade, envolve fazer aquilo que não gostamos em prol daquilo que queremos.

Mais sobre alimentação para uma gravidez saudável

A gestação tem diversos estágios, dentre elas a formação do bebê que ocorre praticamente em todos os meses de vida dele, desde a fertilização até o nascimento. Acompanhe passo a passo como ocorre o desenvolvimento do bebê na barriga da mãe e entenda como esse processo funciona.

Passo a Passo da Gravidez Por Dentro em 3D

Como vimos no vídeo o cordão umbilical é muito importante para a formação da criança é através dele que ela recebe os nutrientes necessários para se desenvolver de forma correta, sendo assim, entendemos um pouco mais a respeito da importância da alimentação saudável por parte da mãe.

Pregnant woman standing behind a row of food

Muitas gestantes deixam de se alimentar como deveriam com medo de ganhar peso em excesso e depois não conseguir perde-los. Esse não é o momento para pensar nisso, a partir do instante em que a mulher decidiu engravidar, ou até mesmo engravidou por um descuido é hora de viver apenas para seu bebê.

Veja também:

Móveis para o quarto do bebê.
Modelos de bebê conforto.

Perca o medo de engordar

Especialistas informam que é completamente normal que a futura mamãe ganhe de 11 à 16 quilos durante os 9 meses de gestação. Quando existe uma gravidez múltipla o ganho é um pouco mais elevado, mas nada que seja extraordinário. A dieta saudável é importante, mas ainda assim você deverá pensar apenas na nutrição do bebê e não em seu próprio benefício, ganhar peso você ganhará de qualquer jeito! Lembre-se de que mulheres acima do peso ideal costumam engordar de 7 à 11 Kg e mulheres abaixo de seu peso de 12 à 18 Kg, os números que estiverem fora dessa média deverão se preocupar.

Dieta saudável para gravidas

A gestante deve dar atenção a alguns alimentos que são ricos em nutrientes e proteínas, o cálcio é algo muito importante para o bebê, as vitaminas também, pois irão ajudar a formar seu sistema imunológico. Dentre todos os alimentos que a gestante pode comer os mais nutritivos são:

  • Grãos integrais: Arroz, aveia integral, macarrão, pão, etc.
  • Derivados de leite: iogurte, queijo, entre outros.
  • Proteínas: Carne vermelha, frango, peixe, feijão, soja, nozes, ovos, etc.
  • Vegetais: Brócolis, cenoura, couve-flor, beterraba, entre outros.
  • Frutas: Laranja, banana, pera, mamão, melão, melancia, manga, e muitas outras.

Alimentação balanceada

Tabela

Alimentação na gravidez

Não pense que todo alimento é indicado para você gestante, pois em alguns casos existem alimentos que não devem ser consumidos, um bom exemplo para qualquer mulher que esteja grávida são os alimentos crus como frango ou a carne. Veja então dicas de alimentos que devem ser EVITADOS na gestação.

  • Peixe cru e moluscos.
  • Peixes predatórios grandes como tubarão, cavala e atum.
  • Carne ou frango ou frutos do mar crus ou mal passados.
  • Queijos pastosos ou leite não pasteurizado.
  • Salsicha e frios, com exceção dos que forem cozidos.
  • Patês que envolvam gorduras.
  • Alimentos com muito molho ou ovos cruz.
  • Chá de ervas e suplementos.
  • Qualquer tipo de bebida alcoólica.
  • Ingestão excessiva do café ou refrigerantes.

Veja também:

Decoração para o quarto do bebê.
Como preparar o enxoval do bebê.

Alimentação para evitar enjoos

A alimentação também serve como método para evitar os enjoos que são muito comuns durante a gravidez, por exemplo, comer cereais ou bolachas de água e sal antes mesmo de sair da cama pode ajudar muito a mulher a evitar os temidos enjoos.

A azia pode ser evitada ou tratada com pequenas refeições durante o dia, limitando também todo alimento com cafeína e tomando ao menos um pouquinho de leite antes das refeições.

Coma bastante frutas e beba bastante água, mas não se esqueça que só isso não basta, afinal pode ocasionar uma diarreia, por isso inclua nessa alimentação arroz e pão branco que tem como objetivo sugar o excesso de líquidos evitando esse pequeno desconforto.

Alimentação durante a gestação – Dicas

Acompanhamento pré-natal

Não se esqueça jamais que o acompanhamento pré-natal é algo de máxima importância para as gestantes, assim que descobrir a gravidez marque a primeira consulta com o médico, pois como mostrado no primeiro vídeo durante algum tempo a pele do bebê é transparente e isso possibilita que o médico possa diagnosticar e tratar problemas com a sua formação antes que eles se tornem irremediáveis.

Procure um especialista e faça o acompanhamento como manda o figurino, ele irá lhe dar maiores informações sobre a alimentação saudável e sobre os exercícios físicos indicados, o mesmo será responsável pelo seu parto e poderá solucionar quaisquer dúvidas durante esse período! Espero que tenham gostado das dicas, e as futuras mamães nossos sinceros parabéns e nosso desejo de felicidade a família!

Veja também:

Dicas de carrinhos com bebê conforto.
Menstruação durante a gravidez.

27/02/13 por Miriam Andrade

   



Mais informações por email

Comentar