Alimentos com fibras

As fibras alimentares proporcionam muitos benefícios para à saúde e até mesmo na perda de peso. Acrescente em suas refeições.

Fibras alimentares

As fibras alimentares estão presentes nas frutas, legumes, grãos e outros alimentos saudáveis

As fibras alimentares ao contrário do que muitos pensam são grandes aliadas da nossa saúde, contribuindo para o bom funcionamento do intestino. Elas também são conhecidas como volumoso ou granel, são substâncias de origem vegetal, que não oferecem energia ao corpo e que o organismo não consegue digerir, mas mesmo assim são fundamentais.

Ou seja, as fibras são eliminadas com muito mais rapidez já que não precisa fazer a digestão. São alimentos que não oferecem calorias e ajudam consideravelmente a diminuir a absorção do colesterol, gordura e açúcares, proporcionando a sensação de saciedade, por isso é muito aconselhada para que deseja perder alguns quilinhos.

                       

Alimentos com fibras

  • Grãos e produtos de grãos integrais
  • Frutas
  • Legumes
  • Feijões, ervilhas e outras leguminosas
  • Nozes e sementes

Benefício dos alimentos ricos em fibras

Alimentos com fibras alimentares

– Ajuda a melhorar a prisão de ventre e outros problemas no intestino, evitando a constipação.
– Ajuda a prevenir as hemorroidas e doenças do cólon.
– Reduz os níveis de colesterol no sangue “colesterol ruim”.
– Reduz a pressão arterial e inflamações.
– Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
– Contribui para a perda de peso, causando a sensação de saciedade.
– Reduz o risco de diabetes.

Tipos de Fibras

Fibra insolúvel: Como o próprio nome já diz, são alimentos que o organismo não consegue digerir, são fibras que absorvem pouca água, mas que contribui a aumentar o volume de fezes, indicado para quem sofre com a prisão de ventre. Normalmente as fibras insolúveis são encontradas nos pães integrais, farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes, cereais e outros.

Fibra solúvel: Esse tipo de fibra é ao contrário da fibra insolúvel, se dissolve na água formando um material tipo um gel. As fibras solúveis ajudam a diminuir o colesterol no sangue e os níveis de glicose, prevenindo as doenças cardiovasculares. A fibra solúvel pode ser encontrada em alimentos como: maça, frutas cítricas, cenouras, cevada, feijões, farelos de aveia, ervilhas e outros.

Então agora que você já sabe dos benefícios não tem mais desculpas para não acrescentar esses alimentos em sua alimentação.

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
15/08/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook