Alimentos que ajudam a baixar a pressão alta

Alguns alimentos além de promover bem-estar ajudam também a controlar a pressão alta. Confira aqui quais são eles.

A pressão alta é um problema bastante frequente entre as pessoas, as quais vivem tomando remédios para controlar os índices da pressão arterial.

Mas devemos lembrar que um dos principais vilões da pressão alta são os alimentos que ingerimos, os quais muitas vezes são preparados com bastante sal e acabam colaborando para o aumento da nossa pressão. Por isso, na hora do preparo das refeições é indicado ter bastante cuidado com o saleiro.

         

Como baixar a pressão alta

Pressão alta

A alimentação pode interferir muito em nossa saúde. Para controlar a pressão arterial é necessário fazer uma alimentação com pouca gordura saturada, investindo nos legumes e verduras grãos integrais, laticínios (com pouco teor de gordura). Alimentos ricos em fibra alimentar, cálcio, magnésio, potássio e vitamina C ajudam significativamente a baixar a pressão alta. Confira alguns dos alimentos recomendáveis para controlar a pressão.

Frutos do mar, linhaça e peixes gordurosos

Esses alimentos quando consumidos sem excesso ajudam na circulação sanguínea, essas gorduras ajudam o sangue a circular sem maiores problemas, baixando a pressão. Esses alimentos são ricos em ômega-3 e ácidos graxos.

Abacate, banana, batata e quinoa

Esses quatro alimentos indicados pelos especialistas são ricos em potássio, com o principal objetivo melhorar a pressão arterial. Quem tem problemas deve fazer uma boa ingestão de alimentos que ofereçam cálcio.

Brócolis, couve, figo, espinafre e laticínios

Pessoas com déficit em cálcio estão mais propícias a sofrer com a pressão alta, principalmente pessoas sensíveis ao sódio e idosos.

Fatores relacionados com a pressão alta

Estetoscópio e remédios

Álcool
O principal perigo está no excesso. Pois além de tornar-se facilmente um vício, a bebida ainda pode piorar uma gastrite e também pode aumentar perigosamente os efeitos dos remédios que baixam a pressão.

Obesidade
Diversos estudos mostram que existe uma grande relação entre a obesidade e a hipertensão arterial, onde à medida que a pessoa ganha peso, sua pressão arterial sobe.

Fumo
Além de prejudicar bastante o sistema respiratório, ele agrava as doenças do coração e ainda piora a arteroesclerose, endurecendo as artérias, aumentando assim a pressão e os ataques cardíacos.

Exercícios
Pessoas sedentárias possuem maiores chances de ter um ataque cardíaco do que aquelas que praticam alguma atividade física. Mas os exercícios devem ser seguidos com orientação médica, uma vez que ajudam a baixar a pressão e melhoram a “força do coração”.

Estresse
A vida moderna trouxe a chamada tensão emocional para as pessoas, que pode ser extremamente prejudicial para aquelas pessoas que tem problemas de coração ou pressão alta. Por isso evite o estresse!

Vários alimentos ajudam a baixar a pressão alta, como é o caso de algumas verduras, legumes e grãos integrais, além de outros que possuem em sua composição o composto Ômega 3, como a linhaça, frutos do mar e peixes.

Sendo importante lembrar que alimentos como o brócolis, espinafre, couve, aspargo, lentilha e figo também auxiliam na redução da pressão arterial.

Alimentos que ajudam no combate a pressão alta

0 voto







Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Aprendi a preparar um arroz cozido só na água, depois coloco o alho amassado com um minimo de sal e após o cozimento, ponho azeite de oliva extra – virgem.
    Fica aí a dica.

    Parabéns 007blog!!

    Muito bom!!!

    Maria Calixta

    Maria Calixta
    09/04/12 às 8:42 am

X
Curta a página