Amuletos e seus significados

Os amuletos costumam ser muito procurados para afastar a inveja e o mau olhado. Veja o significado de alguns dos mais utilizados.

Os amuletos são peças conhecidas, principalmente pelas mulheres, que procuram nos mesmos uma proteção contra mal olhado, inveja e mais uma série de coisas ruins. Entre os mais usados pelas pessoas está o olho grego, a figa, a pimenta, a pomba da paz e a cruz.

Estes amuletos podem ser usados como gargantilhas, pulseiras, chaveiros ou até mesmo dentro da bolsa para carregar aonde for. Certas pessoas acreditam no poder destes objetos e, normalmente, o carregam para uma entrevista de emprego, na hora de apresentar um trabalho escolar, no primeiro encontro com o paquera, sempre em momentos importantes de suas vidas.

Mulher segurando amuletos

 Amuletos de proteção

Muitas pessoas recorrem aos amuletos com frequência. Conheça abaixo o principal significado de cada um deles:

Olho grego 

O olho grego é utilizado como objeto de decoração ou como pingente. Sua finalidade principal é proteger contra as energias negativas, inveja e mal olhado. Não importa o tamanho, a peça deve ser sempre de vidro e azul.

Depois de um tempo o vidro costuma rachar, sendo o sinal de que ele está saturado de energia e já cumpriu sua função. Os cacos do vidro devem ser jogados fora e a peça, substituída por uma nova. Quando usado para proteção do ambiente, deve ser fixado na porta.

Olho grego

Figa 

Segundo a tradição afro-brasileira, esse tipo de amuleto “fecha o corpo”, assim quem faz uso dele fica salvo de agressões físicas e espirituais.

Figa-contra-inveja

Cruz

A cruz é um dos signos universais mais antigos, tendo registros nas culturas egípcias, chinesa, etc. Em várias religiões possuem significados parecidos: fertilidade, ressurreição e recriação.

Gargantilha cruz

Patuá 

O patuá incorpora símbolos africanos e cristãos. Nossa Senhora protege. Santo Antônio é padroeiro do casamento e do amor. Santo Expedito resolve as causas impossíveis. Uma série de sementes costuma serem colocadas dentro do patuá, o qual traz ainda uma Oração de São Gregório, que guarda a família e a casa.

Patuá

Escapulário

É uma corrente com pequenas imagens de santos ou orações em cada uma das pontas. O mesmo pode ser feito de barbante ou metais nobres, como ouro. Algumas pessoas ao colocá-lo pela primeira vez no pescoço costumam fazer um pedido. Pelo fato de um santo ficar na frente, e o outro atrás, muitas pessoas acreditam que estão protegidas por qualquer tipo de mal, já que tanto o peito quanto as costas ficam protegidas. Na tradição católica, o cristão que morre usando um escapulário ungido vai direto para o céu.

O Escapulário

Ferradura

A ferradura é um item utilizado na zona rural das cidades, os moradores do campo adotaram o hábito de colocá-la atrás da porta, dessa maneira protege sua família do mau olhado e dos maus espíritos.

Ferradura-da-sorte

Pé de coelho

Comum nos chaveiros o pé de coelho, segundo a crença popular, traz dinheiro e sorte para quem o carrega. O coelho é considerado o símbolo da fertilidade, um animal inteligente e esperto.

Pé de coelho

Mania de superstição

Os amuletos costumam ser encontrados em lojas de produtos exotéricos, onde existe mais uma grande variedade de produtos do tipo, além dos que já foram citados acima.

24/11/11 por Lucimara

   



Mais informações por email

Comentar