Benefícios da dança para o corpo

A dança oferece ao nosso corpo vários benefícios. Confira aqui alguns deles e veja os benefícios que a prática oferece para a saúde.

dança

Se você quer ter um corpo saudável, livre dos riscos de problemas cardíacos, ganhar condicionamento físico e ainda por cima tonificar os músculos, saiba que tudo isso é possível se você começar a dançar!

                       

Além disso tudo, a dança ainda proporciona muito prazer, e não pense que estamos falando apenas das danças tradicionais como dança de salão, balé ou sapateado. Todas as danças são super saudáveis para o corpo e mente!

Se você tem vontade de começar a dançar, mas ainda não tem certeza se é uma boa opção, continue lendo nossa matéria e descubra todos os benefícios que a dança proporciona e se matricule em alguma aula!

Vantagens de dançar

A principal vantagem de dançar está no benefício que ela traz a mente. Assim como qualquer atividade física, a dança libera endorfina, um hormônio que está relacionado ao prazer.

A dança também ajuda no condicionamento físico e na perda calórica, ou seja, se você não gosta muito das atividades de queima de gordura corporal, como corrida, bicicleta, ou aeróbica, dançar pode realmente te ajudar a perder peso!

Outra vantagem que a dança proporciona é a interação com outras pessoas e também um pouco da perda da timidez. Ao dançar, tanto o homem, quanto a mulher, acabam entrando em um novo mundo, e levam parte dessa interatividade para sua vida cotidiana.

Quais são os tipos de dança

Dança na terceira idade.Você pode escolher sua dança predileta com muita facilidade, pois existem milhares de academias públicas ou particulares, com aulas de praticamente todos os tipos de dança.

Você pode preferir dançar ritmos que são melhores para dança de casais, como samba de gafieira, salsa, merengue, lambada, forró, maxixe, bolero, tango, rumba, tango argentino, soltinho, pagode, zouk, valsa, balé, e muitos outros.

Para quem prefere dançar sozinho, também existem variações dos ritmos acima, como também outros tipos de dança, como a dança de rua, que pode ser dançada em grupo ou sozinho, brake, axé, funk, samba, pagode, dança do ventre, balé, free step, dança contemporânea, e muitos outros estilos!

Quanto tempo uma pessoa leva para aprender a dançar

Essa é uma questão muito pessoal, mas podemos dizer que pessoas tímidas costumam levar um pouco mais de tempo para aprender uma dança, visto que, a timidez pode deixar o corpo mais duro.
Se você não é tímido, e já possui algum tipo de desenvoltura, pode aprender os primeiros passos de qualquer dança em menos de um mês. A quantidade de vezes por semana que você pratica uma dança pode ajudar com que você aprenda a dançar mais rápido!

Qual é a melhor idade para se aprender a dançar

Assim como tudo na vida, quanto mais cedo damos início a uma atividade, mais fácil será aprendermos. Com esse pensamento, muitos professores de dança recomendam que crianças a partir dos 5 anos já entrem em aulas de dança.

Mas você pode começar a dançar em qualquer idade. Muitas pessoas só começam a se interessar pela dança depois dos 25 anos, e ainda mais pessoas só começam a dançar depois que passam dos 60.

Aliás, falando da dança, especificamente para quem é mais velho, é importante saber que esse tipo de atividade proporciona grandes vantagens aos idosos. Principalmente no que diz respeito ao equilíbrio e fortalecimento das pernas.

Confira outras matérias sobre dança

leia também as matérias abaixo e confira mais vantagens e também dicas para aprender a dançar em casa!

Benefícios da dança

Como aprender a dançar

Como aprender a dançar tango em casa

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
19/03/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. achei muito bom saber a importancia que a dança tras para o nosso corpo e mente

    milena
    09/01/14 às 9:11 am