Benefícios do arroz integral

É possível ter muito mais saúde investindo em alimentos integrais. O arroz é um deles! Veja seus benefícios e formas de preparo.

O arroz é um alimento que não pode faltar nas principais refeição dos brasileiros. Mesmo com uma grande variedade, que vai do parabolizado arbóreo, negro, grão curto, selvagem até o polido, este último sendo o mais utilizado no dia a dia, muitas pessoas têm optado pelo consumo do arroz integral, devido aos benefícios que ele proporciona. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse alimento que pode beneficiar e muito o organismo.

O Arroz Integral

Arroz integral

                       

O arroz integral é muito mais nutritivo do que comparado ao polido, por possuir uma excelente quantidade de fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Normalmente o arroz branco passa por diferentes processos que fazem com que grande parte de seus nutrientes sejam perdidos até chegar à mesa do consumidor.

Dizer que um alimento é integral, quer dizer que ele conserva o máximo de suas características naturais sendo muito melhor para consumo. No caso do arroz, a camada externa do grão, o farelo se mantém.

Benefícios do Arroz Integral

Porção de arroz integral

De forma geral, todos os alimentos integrais são fortes aliados no processo de emagrecimento, já que são ricos em fibras que fazem uma verdadeira limpeza no sistema digestório e no intestino, fazendo com que os nutrientes sejam absorvidos e as gorduras sejam eliminadas mais rapidamente. Essas mesmas fibras também são capazes de dar a sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que você coma menos.

O arroz integral não foge a essa regra! Suas fibras insolúveis ajudam no trânsito intestinal aliviando a prisão de ventre. É também rico em Vitamina A, B2 e B 12, auxilia no metabolismo, ajuda a reduzir a glicose e ajuda nas contrações musculares. O sistema nervoso também é beneficiado pela vitamina B1.

Mesmo sendo mais calórico que o arroz branco, o arroz integral pode ser consumido na mesma quantidade já que seu índice glicêmico é bem menor, o que não causa alteração calórica significativa na dieta.

Como Preparar o Arroz Integral

Por chegar na panela totalmente preservado, o arroz integral demora mais tempo para cozinhar totalmente, necessitando de mais água que equivale a três xícaras para cada xícara do grão.

Uma dica para se acostumar com o sabor peculiar desse tipo de arroz é refogá-lo com um dente de cravo, muita cebola e um pedaço pequeno de canela que dão um toque especial ao prato.

Além de ficar delicioso, os benefícios à saúde são indiscutíveis. Experimente!

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
26/03/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook