Benefícios dos alimentos probióticos

Os alimentos probióticos além de ajudar no bom funcionamento do intestino promovem mais uma série de benefícios. Conheça um pouco mais

Benefícios dos alimentos probióticos

Os alimentos probióticos são aqueles que possuem bactérias vantajosas ao nosso organismo, como aquelas que podemos encontrar em leites fermentados e iogurtes. Entre os microorganismos mais comuns desse tipo de alimento encontram-se os Lactobacillus, Bifidobactérias e Streptococcus.

         

Benefícios dos alimentos probióticos 1

Benefícios dos probióticos

Entre os benefícios proporcionados por esse tipo de alimento destaca-se a atuação deles no nosso intestino, já que as bactérias presentes nos probióticos são resistente ás enzimas digestórias, chegando intactas ao intestino. Nosso trato gastrointestinal possui mais de 400 tipos de espécies de bactérias, ao ingerirmos os alimentos probióticos estamos contribuindo para o aumento da microflora intestinal, intensificando suas ações.

Além dos benefícios para o bom funcionamento do intestino, esses alimentos também aumentam o valor terapêutico e nutritivo dos demais, pois promovem uma melhora na absorção de vitaminas e minerais e ainda fortalecem nosso sistema imunológico. Os alimentos probióticos também são indicados no tratamento de pessoas com intolerância à lactose (açúcar do leite), onde os microorganismos hidrolisam a lactose e, com isso, diminuem a formação de gases, agressão à mucosa intestinal e edemas.

Benefícios dos alimentos probióticos 2

Mas sabemos que para desfrutar dos benefícios que esse tipo de alimento proporciona é necessário que eles sejam consumidos diariamente, pois só assim conseguiremos garantir que seus efeitos sejam contínuos. A dose recomendada para consumo diário é de dois ou três iogurtes com culturas probióticas.

As bactérias benéficas ao organismo são encontradas atualmente somente nos leites fermentados, queijos e iogurtes. Diante da situação, a indústria alimentícia brasileira pretende aumentar essa oferta, desenvolvendo sucos e outros alimentos.

0 voto



Lucimara
09/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página