Benefícios e malefícios do sol

Tomar sol é uma coisa deliciosa, não é mesmo? Porém, você sabia que isso oferece tanto malefícios como benefícios? Confira.

O hábito de tomar sol é muito comum entre as pessoas, principalmente no verão, quando as mesmas querem exibir um corpo bonito e moreno. No entanto, é preciso que elas tomem bastante cuidado, pois os raios solares podem acabar ocasionando vários malefícios.

É necessário tomar sol na medida certa e nos horários determinados, fazendo isso você não terá nenhum problema. Ao longo do artigo disponibilizaremos mais informações sobre os benefícios e os malefícios do sol.

                       

Mulher passando protetor solar

Benefícios do sol

O sol é importantíssimo para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo, que está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos.

Tomar sol com frequência é essencial para a saúde, quando há pouca exposição solar, como nos países mais frios, a pele acaba produzindo vitamina D em quantidade insuficiente, sendo necessária suplementação alimentar.

São poucos os alimentos que tem grande quantidade de vitamina D, entre os principais alimentos que garantem esta vitamina estão os peixes gordurosos, como Salmão, fígado de boi e óleo de peixes.

Para ajudar o organismo a produzir vitamina D, é indicado tomar sol de cinco a dez minutos, duas vezes por semana, evitando o período entre 10 e 16 horas, pois o sol pode causar danos irreversíveis na pele, entre eles, o câncer de pele.

Os benefícios do sol

Os benefícios do sol

Malefícios do sol

Raios infravermelhos – provocam a desidratação da pele e sensação de calor;

Raios UVC – podem provocar cânceres e queimaduras solares, mas raramente alcançam a superfície do nosso planeta, pois são bloqueadas pela camada de ozônio;

Raios UVB – atingem camadas mais profundas da pele e, em excesso, podem provocar queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele;

Raios UVA – principais responsáveis pelo bronzeamento solar, mas podem provocar envelhecimento precoce em excesso, devido à destruição de fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da pele.

Diante dos malefícios que o sol pode ocasionar à nossa saúde é importante tomar muito cuidado, devendo utilizar protetor solar com fator de proteção adequado à sua pele a fim de evitar danos à mesma. Em geral, dermatologistas recomendam os filtros com pelo menos FPS 30.

2 votos



Nathalia
24/03/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito bom mi ajudou muito com trabalhos de geografia

    sanddielly
    10/03/14 às 4:38 pm
  2. Valeu Tirei nota maxima na prova Valeu mesmo Adorei agr ja sei um Site de pesquisas

    Giovanni Diogo
    09/03/14 às 7:25 pm
  3. essas informacoes ma ajudaran bastante a resolver o trabalho do colejio do meu filho.

    marcio andrade da silva
    10/02/14 às 6:02 pm