Carteira de habilitação categoria

A carteira nacional de habilitação (CNH) está dividida em diversas categorias. Conheça cada uma delas através do post abaixo.

Carteira Nacional de Habilitação

A pessoa interessada em tirar sua CNH geralmente opta por tirar a carta ‘A’ apenas para dirigir carros e motos.

Tirar a CNH - Carteira Nacional de Habilitação é o desejo de todos os jovens, pois com ela eles podem ter uma maior independência dos pais e também maior comodidade para ir de um local ao outro, visto que com ela podemos dirigir diversos veículos e chegar aos locais mais rapidamente.

Aulas para a retirada da CNH

Atualmente, para tirar sua habilitação é necessário ir até um Centro de Formação de Condutores - CFC, mais conhecida como autoescola, e se matricular na mesma, onde serão ministradas aulas teóricas para que você possa fazer uma prova teórica e, em seguida, fazer as aulas práticas, caso seja aprovado no exame teórico.

                       

Aprendendo a dirigir

Aulas Teóricas

Estas consistem na preparação teórica do condutor é durante a mesma que você aprenderá o verdadeiro significado das placas de sinalização, terá os primeiros contatos com os nomes das peças do motor e outras partes do veículo, durante as aulas teóricas você também entenderá um pouco mais sobre primeiros socorros.

Aulas Práticas

Você passa também por um exame prático. Ao ser aprovado no mesmo, é permitido que você dirija em todo o território nacional com sua permissão que tem validade de um ano. Após esse período, você pega sua CNH original, mas lembre-se você tem de permanecer 365 dias completos sem cometer nenhuma inflação.

Normalmente, a pessoa interessada em tirar sua CNH, opta por tirar primeiro para dirigir carros e motos, pois é a partir de então que você pode avançar para as outras categorias, saiba mais como funcionam as regras sobre as categorias da CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

Divisão das categorias da carteira de habilitação

Auto Escola

Categoria “A” (Condutores de motocicletas ou triciclos).

• Categoria “B” (Condutores de carro de passeio sendo essa a carteira mais comum).

• Categoria “C” (Condutores de veículos de carga com mais de três mil e quinhentos quilos, ou caminhão. Deve-se ter, no mínimo, um ano de experiência na categoria “B”).

• Categoria “D” (Conduzir veículos com mais de oito passageiros, fora o motorista, ou seja, ônibus e van. É exigida experiência mínima de dois anos na categoria “B” ou um ano na “C”).

• E a Categoria “E” (Que serve para trailers, reboque e semirreboques, de seis mil quilos ou mais, ou lotação superior a oito lugares).

Carteiras duplas

A mais comum dentre todas as entradas para a retirada da CNH é a categoria A, B, ou seja, para moto e carro. A mesma sai bem mais em conta do que tirar tais cartas separadamente. Por isso é necessário lembrar que caso queira, é possível tirar ambas de uma vez, mas quanto outras, será necessário ter mais prática.

Para maiores informações acesse o site oficial do DETRAN, lá é possível encontrar todas as informações sobre CNH, consulta de Multas, Inflações, Resultados das provas, etc.

Como Tirar a Carteira de Motorista

Como tirar a carteira de motorista

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
10/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Qual tipo de caminhão posso dirigir com a categoria C.

    Joneson Alexandre
    19/05/14 às 1:41 pm