Causas de menstruação atrasada

O atraso menstrual nem sempre está relacionado à gravidez, pois outros diversos motivos podem ocasionar este atraso da menstruação.

Quais os perigos da menstruação atrasada

Atrasos menstruais são muito comuns em mulheres de diferentes idades, no entanto, quando ele começa a ser persistente as preocupações aparecem. Os médicos são claros em dizer que alguns fatores como a ansiedade podem causas pequenos atrasos, mas que por si só eles não são normais e precisam de tratamento.

                       

Se você está preocupada com o porquê de sua menstruação estar atrasada não se desespere mais. Confira a seguir o que pode causar esse atraso e caso ele permaneça procure imediatamente um tratamento médico para evitar problemas mais graves.

Significado dos atrasos menstruais

Geralmente os atrasos menstruais podem significar em primeira mão uma suposta gravidez, no entanto, é importante ressaltar que nem todo atraso se trata realmente de uma possível gestação.

Quando a menstruação atrasar e não se tratar de uma gravidez ela pode significar que você está com algum problema de saúde. Dentre os inúmeros problemas que possam estar sendo ocasionados, é importante saber identificar alguns dos problemas mais comuns, vejamos baixo quais são eles.

Principais causas do atraso menstrual

Amenorreia – Esse problema ocorre quando a mulher ainda não teve a sua primeira menstruação, é comum que ela apareça entre os 14 e 16 anos, se após esse período ainda não houver acontecido a  menarca (primeira menstruação) então a pessoa sofre com a amenorreia que é a a ausência da mesma. Esse problema necessita de tratamento.

Oligomenorreia – Esse problema é bem parecido com a amenorreia,  mas nesse caso a pessoa menstrua normalmente o problema é que o período entre uma menstruação e outra é muito irregular e prolongado, geralmente variam entre 35 à 40 dias, visto que o período normal seria por volta de 28 dias, não se trata de uma doença séria, mas é importante consultar um médico e buscar o melhor tratamento disponível.

Insuficiência Ovariana Prematura – Esse outro tipo de problema aparece em mulheres com menos de 40 anos de idade, onde existe uma parada do funcionamento normal de ovário. Essa é uma doença um pouco mais grave porque meche com os sistemas que antes funcionavam normalmente, por isso também é indicado procurar um médico o mais rápido possível para que ele lhe indique o melhor tratamento.

Atraso menstrual

Fibrose Uterina – A fibrose uterina  aparece em mulheres que não tem problemas com a fertilidade e podem engravidar ou não, ou seja, trata-se de um tumor não cancerígeno mas que merece toda a atenção de um especialista. Geralmente existem tratamentos médicos, mas em alguns casos o tratamento é psicológico.

- Atraso normal: Muitas vezes em diversos casos a menstruação pode atrasar, isso pode acontecer por diversos motivos simples e banais como por exemplo ciclos irregulares naturais, mas seja qual for a situação a busca por um médico é essencial, não se engane, atraso menstrual não é algo normal!

Perigos da automedicação

Procure ajuda médica
Esses problemas citados acima são apenas ‘princípios’  de possíveis problemas causados pelo atraso menstrual, nada significa que você realmente apresente tais doenças, por isso a automedicação pode agravar ainda mais o problema, jamais, em hipótese alguma tome medicamentos por conta própria, isso pode agravar a situação.

O uso de anticoncepcionais sem orientação médica, por exemplo, pode ser a causa para o atraso de sua menstruação. Geralmente algumas meninas logo quando começam a menstruar percebem que nem sempre o ciclo permanece correto, podendo demorar mais de dois anos para se tornar regular, mesmo assim diante de dúvidas o ideal é buscar ajuda médica.

Faça todos os exames anuais necessários

Nesse caso não é preciso ter pânico, no entanto é indicado procurar um médico, para fazer um exame ou um diagnóstico completo. Também existem muitas outras causas, até mesmo com o surgimento de doenças. Então quanto mais cedo for descoberto, maiores serão as chances de tratamentos com cura, busque ajuda o mais rápido possível.

Sempre que possível vá a um médico para fazer exames. Procure não tomar remédios sem a prescrição, por mais simples do que pareça, pode fazer toda a diferença. Lembre-se de que cada organismo reage de uma forma, então o que foi bom para outra pessoa, não será necessariamente bom para você.

1 voto



Fabio
07/01/09


Mais informações por email.