Causas do desmatamento da Amazônia

A cada dia que passa a Floresta Amazônica sofre mais com o desmatamento. Veja no 007Blog as causas do desmatamento na Amazônia.

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

O desmatamento da Amazônia cresce a cada dia.

A Floresta Amazônica está sofrendo bastante com o desmatamento. A busca incessante pelo lucro e o comodismo das nossas autoridades são as principais causas deste trágico problema.

Infelizmente, o descaso com o meio ambiente em nosso país já dura mais de 500 anos. Afinal de contas, a destruição começou com a vinda dos portugueses para cá, que levavam nossa matéria prima para vender no comércio europeu.

                       

Informações sobre a Amazônia

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Com aproximadamente, 6,4 milhões de quilômetros quadrados. Ela está distribuída em vários países, como Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Equador, Guiana Francesa, Suriname, entre outros.

Considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO (Organização Mundial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Amazônia possui uma mega diversidade, com animais e plantas de diferentes espécies.

Com o crescimento da população mundial, as pessoas exigem mais comodidade e recursos que facilitam a vida das mesmas, não se esquecendo da utilização em maior quantidade dos materiais e produtos que são extraídos das florestas e reservas ambientais, estando incluída a Floresta Amazônica.

Causas do desmatamento

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

Hoje, são os próprios brasileiros que devastam este patrimônio. As causas do desmatamento da Amazônia giram em torno da falta de consciência humana perante os acontecimentos e consequências que virão juntamente com a sua destruição.

Caso a situação não seja contida, a propagação de doenças será favorecida no norte do país, gerando grandes problemas. Além disso, o ciclo de chuvas em todo o Brasil será alterado, aumentando o período de seca em alguns estados e o número de tempestades torrenciais em outros.

Sua destruição está associada, principalmente a:

- Grilagem (posse ilegal de terras através de falsos documentos);
- Queimadas;
- Expansão da fronteira pecuária e agrícola (soja, principalmente);
- Madeireiras ilegais, etc.

Tudo isso, aliado a impunidade contribuí para esta triste realidade que, se não for revertida, deve ficar ainda pior.

Desmatamento da Amazônia

No vídeo acima são mostradas informações sobre a Floresta Amazônica e as principais causas do desmatamento da mesma, assim como também constam informações sobre a fauna que existia antes do desmatamento acontecer.

3 votos



Fabio
30/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook