Causas e tipos de erosão

Erosões podem causar sérios prejuízos à natureza e aos seres humanos. Veja informações sobre as causas e tipos de erosão.

CAUSAS E TIPOS DE EROSÃO

Existem diversos tipos de erosões.

O que é erosão?

Basicamente a erosão trata-se da destruição completa ou parcial do solo e das rochas. Em geral, esses problemas são causados ou pela água da chuva, ou pelo vento, podendo também ser causada pela ação do gelo.

Recebe o nome de erosão, quando existem deslocamentos de terra ou de rochas em uma determinada superfície, pelo processo dos fatores geológicos citados acima. A erosão pode ser provocada por fenômenos naturais, geológicos ou pela ação humana. De acordo com pesquisas recentes, o Brasil perde cerca de 500 milhões de toneladas de solos por ano, devido a este fenômeno.

                       

Os buracos ou partículas que são formados no solo, ocorrem pela ação de fatores naturais que, ao atingirem o solo em grandes quantidades, provocam deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno.

Erosões causadas por vulcões

Erosões vulcânicas

Em regiões próximas a vulcões, a erosão também pode ser provocada por causa de erupções. Ao ser expelida, a lava carrega sedimentos e, consequentemente, provoca modificações no solo.

Erosões causadas pelo vento

Erosões causadas pelo vento excessivo

O vento também é outro fator erosivo. Entretanto, o processo eólico é muito mais lento do que os demais. Uma rocha pode demorar séculos para ser esculpida por causa da ação dos ventos. Este tipo de erosão é mais frequente em desertos, dunas e regiões secas.

Erosões causadas pela água

Erosão causada pela água em excesso

Dentro das causas naturais, nós podemos citar as mares e as alterações químicas, que modificam a composição do solo, tornando-o mais vulnerável.

Erosões provocadas por ações dos seres humanos

Erosões e desmoronamentos

Já as causas humanas, ocorrem por conta dos desmatamentos, das atividades de mineração e da ocupação irregular de áreas de risco. Entre esses três fatores, o primeiro é o mais comum. Ao retirar a cobertura do solo, ele acaba perdendo sua consistência, e a água que era absorvida pelas raízes das plantas, passa a infiltrá-lo.

A atividade de mineração aparece em segundo lugar. A remoção de uma grande quantidade de terra de uma jazida, faz com que a região seja afetada e perca sua estrutura de sustentação. Por isso, esse tipo de trabalho deve ser acompanhado por especialistas, e realizado com ferramentas adequadas.

Prejuízos e efeitos das erosões

Nos últimos anos, os diferentes tipos de erosão têm trazido sérios problemas ao ser humano. Milhares de pessoas já foram atingidas por deslizamentos de terras, algumas acabaram morrendo soterradas ou perdendo praticamente tudo que tinham. Não podemos nos esquecer dos prejuízos econômicos, causados pelo fechamento de rodovias, estabelecimentos comerciais e muitos outros fatores.

Causas e consequências das erosões

DFTV 1ª Edição - Erosões que ameaçam natureza e residências podem ser evitadas

No vídeo são mostradas informações sobre as principais causas e consequências da erosão. É importante que os seres humanos também colaborem para diminuir a incidência de erosões, as quais podem colocar em risco a vida de centenas de pessoas.

4 votos



Fabio
13/01/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook