Certidão de casamento

A certidão de casamento é a comprovação de que você realmente é casado. Veja informações sobre esse documento e sua importância.

O casamento é um momento muito importante na vida das pessoas.

Para ocorrer a cerimônia de casamento, primeiramente o casal passa pelo casamento civil, onde os noivos e testemunhas assinarão um papel de afirmação do casamento, aí sim pode ser feito a cerimônia na igreja, ou em qualquer outro lugar.

Esse casamento no civil fornece aos noivos a certidão de casamento, ela comprova que o casal está junto perante a lei e que tudo o que conseguirem juntos serão dos dois, essa certidão será quase substituta da de nascimento, pois ela é mais atual e contem todas as informações que precisam.

                       

Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre a certidão de casamento e sua importância.

Certidão de casamento

CERTIDÃO DE CASAMENTO

A certidão de casamento confirma a união do casal perante todas as constituições e depois dele, se o casal desejar pode fazer uma cerimônia religiosa ou contratar um juiz de paz para participar da festa.

Além disso, o conteúdo desse documento é extraído do registro firmado em livro, o qual fica sob os cuidados de um cartório. No Brasil, a certidão pode ser emitida em dois formatos: em inteiro teor, reproduzindo todo o assento de origem em sua integridade; e em breve relato, onde apenas as informações principais são colocadas no livro de assentamento. O primeiro caso, a certidão também pode receber o nome de certidão verbum ad verbum.

Ela é, frequentemente, exigida em processos de naturalização, processo de divórcio, processos seletivos e por seguradoras. Após a sua emissão, fica proibido fazer o requerimento da certidão de nascimento, visto que, no Brasil, este é um documento de estado civil. Por isso que a certidão de casamento acaba substituindo a de nascimento e a identidade.

Em alguns estados, como no Goiás, ela é emitida num formato similar ao do RG. Entretanto, o mais comum é que este documento seja emitido em narrativa, ou seja, numa forma mais longa. Portanto, depois de se casar, não se esqueça de guardar sua certidão. Ela será de suma importância em várias situações.

CERTIDÃO DE CASAMENTO

Certidão de casamento (Foto Divulgação)

Mais informações sobre a certidão de casamento poderão ser obtidas no cartório da sua cidade.

1 voto



Fabio
24/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook