Certidão de ônus reais do imóvel como solicitar

Se você está pensando em comprar um imóvel antes de fechar o negócio vá ao cartório mais próximo e solicite a Certidão de ônus reais.

A certidão de ônus reais de um imóvel é o Registro do Imóvel, por assim dizer. O mesmo é responsável por certificar a inexistência do mesmo diante de sua localização. Esse documento é expedido pelo cartório de registro de imóveis, no entanto, há a necessidade de que o documento seja requerido no mesmo cartório em que o imóvel foi matriculado, pois neste constam todos os possíveis impedimentos de compra ou venda.

Nesses casos diante da compra ou venda dessa residência o cartório faz uma pesquisa para saber se a pessoa registou quaisquer informações que possam impedir que o imóvel seja vendido, leiloado, doado, penhorado ou até mesmo alugado. Como vemos esse documento é muito importante, por isso não se recuse a pedi-lo.

                       

Certidão

Solicitar certidão de ônus reais do imóvel

Recentemente recebemos um comentário de uma pessoa que estava para comprar um imóvel, mas ela percebeu que a proprietária só tinha recibos em seu nome, então ficou com dúvidas sem saber se poderia fazer a solicitação da certidão de ônus reais.

Nós respondemos que sim, e estamos agora reafirmando esse caso, afinal independentemente da propriedade de um imóvel, qualquer pessoa pode solicitar uma certidão de ônus reais, você só precisa se dirigir ao cartório de registro de imóveis da sua cidade, se possível vá diretamente ao que ele está registrado, preencha uma guia de solicitação contendo endereço e dados do imóvel, que pode ser baseado na conta de energia e pagar uma taxa e dentro de no máximo 15 dias você terá em mãos sua certidão de ônus reais.

Principais informações da certidão de ônus reais

Você terá nesse documento todas as informações sobre a residência, incluindo o acesso a todos os nomes e contatos de proprietários anteriores, se o imóvel foi dado como garantia em alguma negociação ou está empenhorado. Isso facilita muito a vida de uma pessoa que deseja fazer uma compra imobiliária.

Compra

Solicitação da certidão

Como vimos o documento é solicitado diretamente no cartório de sua região, após realizar a busca pelo “gravame” – Uma espécie de banco de dados que contém todas as alterações feitas em cartório para um determinado imóvel o cartório faz o requerimento da certidão e entrega a pessoa interessada.

valor da solicitação

O valor cobrado por esse serviço pode variar dependendo do cartório em média ele custa entre R$ 150,00 e R$ 200,00 reais, que deverão ser pagos no dia da entrega do documento, ou no dia do pedido. Para fazer a solicitação você precisará ter em mãos os seguintes documentos:

- Endereço do imóvel, com número, bairro, município, etc.
- Número da matrícula do imóvel.
- Nome do cartório no qual o imóvel está registrado.

1 voto



Miriam Andrade
04/03/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook