Como educar os filhos e dar limites

Para impor limites e educar os filhos é importante ter uma boa conversa, mostrando os caminhos certos, os errados e as consequências.

COMO EDUCAR OS FILHOS E DAR LIMITES

Impor limites é essencial na educação dos filhos.

A maioria dos pais acaba errando na educação dos filhos. Isso porque ficam com dó e não colocam limites. Não é necessário bater, pois a criança nunca aprende dessa forma, ela vai ficar apenas com um pouco de raiva e medo.

Os pais podem influenciar no comportamento e no caráter das crianças desde quando elas nascem. Eles se preocupam com o futuro dos filhos e querem que eles aprendam a lidar com os seus próprios problemas. Entretanto, os pais precisam ter em mente que os meninos e meninas viverão numa sociedade de hoje. Portanto, eles devem buscar o desenvolvimento dos filhos de forma correta e equilibrada.

         

No processo de educação da criança, uma das tarefas mais complicadas é ensinar-lhe seus limites. Esta missão exige bastante paciência e, principalmente, bom senso por parte dos responsáveis. Ela deve ser instruída desde cedo a respeitar a decisão dos pais e sobre o que é certo ou errado. Caso receba as instruções corretas e da forma devida, a chance de êxito é muito maior.

Como impor limites aos filhos?

COMO EDUCAR OS FILHOS E DAR LIMITES

Conhecendo seus limites, o garoto tem um bom comportamento diante de seus colegas e de pessoas mais velhas. Isso acaba refletindo, até mesmo, no orçamento da família, que não precisa gastar dinheiro para satisfazer os mimos dos filhos. Entretanto, é necessário ensiná-los a distinguir o que queremos do que precisamos, e desde cedo eles devem aprender a importância de não desperdiçar dinheiro.

Outra dica interessante é incentivar a criança a participar das despesas domésticas, dando dicas sobre modos de reduzir os gastos. Tudo isso contribui para uma formação sólida dos filhos, onde no futuro eles saberão lidar com o não, e verão que muita coisa não acontece como a gente quer. Mas, sempre que eles cometerem algo de errado, você deve puni-los e mostrar-lhes o motivo pelo qual os castigou.

Com o tempo, você pode dar um pouco mais liberdade, porém dentro dos limites. Dar a liberdade de a criança escolher, mas na hora da decisão, são os pais que devem agir corretamente. O dialogo é a maior dica dos especialistas, fazer com que a criança compreenda a situação, por mais embaraçosa que seja, de forma objetiva.

Informações sobre limites para os filhos

Limites

0 voto



Nathalia
09/09/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. ainda estou perdida,sou mae de primeira viagem nao sem por onde comecar.

    danielly
    13/03/13 às 3:20 pm
  2. Tenho uma filha de 15 anos e criada por avos. Ela tem de tudo como pobre e nunca ta bome agora esta mentindo muito. Me mande dicas nao sei o que faco obrigada

    renata
    07/03/13 às 8:06 am
  3. meu filho tem um ano e sete meses e é igual os outros que li nos comentario. ele so vive com a cabeça ralada de queda de cadeira e ate da moto ja caio não sei o que fazer bater não resove nem dialago o que devo fazer da calmante a ele me ajude

    alice morais
    20/11/12 às 11:02 pm
  4. A educação dos filhos é algo que tem sido difícil para muitas famílias, mas antes tarde do que nunca! Imponha respeito, nós não nascemos com ele precisamos adquirir e nunca é tarde de mais para ensinar os filhos a serem pessoas melhores, não tenha medo de usar a vara da disciplina, não se refreei de tirar vídeo game e computador, crianças sem limites precisam entender quem manda na casa antes que seja tarde de mais. E isso não é ser rígido é amar o seu filho e querer o melhor para ele, quem ama educa!

    Miriam
    26/09/12 às 2:43 pm
  5. Gostaria de saber o que faço com meu filho de qinze anos?não me respeita ,não quer estudar,estar na qinta serie,só fica dizendo que vai sair de casa,estar muito muito dificil.oque faço?

    vilma
    25/09/12 às 8:29 pm
  6. Sou vó de um netinho de 4 anos que mora comigo,meu marido e minha filha separada,o problema é que ele esta se tornando uma criança muito agressiva e quando menos se espera aperta outro pelo pescoço,bate,da chute e não aceita um não fica furioso.Nós estamos sempre tentando dar limites,sentamos na cadeira do pensamento,converssamos muito com ele mas pouco esta resolvendo.E tem outra coisa ele é uma criança com altas abilidades,esta alfabetizado,faz contas,conhece formas geometricas,cores,emas não se entrossa com outras crianças para brincar,só quer escrever e ler.Esta muito dificil entender esta criança pois ao mesmo tempo ele é carinhoso demais.

    sandra
    02/09/12 às 3:08 pm
  7. Meu filho tem 15 anos foi criado com a avo e a tia por 11anos porque vim para os Estados Unidos sempre tive pedente sobre tudo na vida dele e claro de longe,agora faz um ano meu filho esta aqui comigo gracas a Deus esta sendo dificil a convivencia porque tanto eu como ele tem uma carater muito forte tudo que eu falo com ele ele tem uma resposta para mim da isso me deixa nervoso e acabo gritando o perdendo o controle, tem 42 anos penso tambem que isso e da menopausa nao sei o pior e que estou agresivo nao so como ele mas com outras pessoas tambem me ajuda porfor.

    Valdirene
    13/08/12 às 8:03 pm
  8. Gostaria de uma Ajuda tenho um filho de 4 anos , moro com meus pais minha mãe briga muito com ele fica atiçando para qualquer coisa que ele faça bater nele, enfim ela não tem muita pacência acabo ficando muito nervosa com ele por favor me ajude.

    janaina
    12/08/12 às 8:04 pm
  9. me ajuda por favor , ja nao sei mais como lidar com meu filho.Elso queria q ele me ouvisse mais e e tem 4 anos , nao e questao de ser mal educado , mas ele nao me ouve , sempre quer fazer o q ele quer , e tem mania de brincar com tapas , eu q e uma brincadeira mas , as vezes machuca e ele nao tem limite p parar qndo pedimos p q ele pare a brincadeira.so queria q ele me ouvisse mais e respeitasse a mim e o pai. por favor me de dicas de como falar e ensina-lo q nem sempre e tudo do jeito dele e como ele quer.

    lucilene
    06/08/12 às 2:24 pm
  10. Olá… Eu tenho um filho de 2 anos e estou grávida de 8 meses… Meu filho anda muito chato e desobediente… Tudo que a gente manda ele fazer ele diz que não quer e bate nos outros meio irmãos que ele tem… Por favor me dê algumas dicas!

    Fernanda
    03/08/12 às 5:35 pm
  11. oi, moro com os meus pais
    e queria saber como fazer para educar os meus filhos ,mais a minha mãe sempre interfere nas minhas decisões tirando a minha autoridade…

    yhuala
    07/06/12 às 2:01 pm
  12. TENHO UM FILHO DE 4 ANOS NÃO SEI OQUE FAZER, TUDO TEM QUE SER DO JEITO DELE E NA HORA QUE ELE QUER, GRITA COMIGO NÃO ME RESPEITA . GOSTARIA DE RECBER DE COMO EDUCA-LO! OBRIGADA.

    luciene
    01/06/12 às 7:20 pm
  13. olha sobre a criança de 1 ano e três mêses é normal toda sua agitação, pq tudo pra ele é novidade, é como se ele estivesse descobrindo o mundo agora, onde tudo ele quer mexer, quer copiar dos adultos….Enfim, eu ja fui babá de algumas crianças e agora sou mãe, e na minha opinião toda criança nessa faixa etaria de idade deve receber muito carinho dos Pais, mais os Pais devem pôr limites em tudo aquilo que eles estão querendo fazer: Sendo algo errado… Nós Mães amamos nossos filhos e nãoé legal bater uma criança nessa idade, é muita inocência, e o que devemos fazer é falar Não, Não e Não!! se abaixe no tamanho dele e repita seriamene a palavra Não pode fazer isso, se ele repetir coloca de castigo , claro um castigo leve, do tipo: sentado em uma cadeira do tipo onde ele não vai conseguir desçer, , enfim palmadas não resolve nesse periodo de idade…. e pasciência pq seu filho vai entender o que vc espera dele.. dêa tempo ao tempo pois é so uma fase depois passa e vc vai sentir saudade… Espero ter ajudado.. beijo.

    Eva
    29/05/12 às 2:37 pm
  14. TENHO UMA FILHA DE SETE ANOS .QUE FAZ TRATAMENTO. PISCICOLOGICO. MAS NAO TENHO VISTO MUITA MUDANÇA .ELA TEM SE TORNADO . AGESIVA E OSTIL.SEND ESSA A MESMA PERSONALIDADE DO PAI DELA.AS VEZES ATE BATO MAS SEI QUE NAO É ESSA A MANEIRA POR FAVOR ME AJUDE. NAO SEI O QUE FAZER PARA AJUDA_LA. E ME AJUDAR.POIS QUANDO BATO .SOFRO MUITO.OBRIGADA. ATE BREVE.

    GLEICE KELLY
    23/05/12 às 6:40 am
  15. eu gostaria de saber cm educar meu unico filho de 1 ano e 3 meses,ta complicado ele mexe muito e eu nao tenho muita paciencia.fico muito nervosa ate ja dei ums tapinhas mais nada adianta;eu quero ser uma mae cariosa e dura guando mecesario.ok eu faco nessas situacoes

    valquiria
    11/05/12 às 11:49 am
  16. parabéns por essa matéria….que com certeza irá auxiliar muitos pais a mudar suas atitudes, e aprender a dizer um naõ a seu filho, sabendo que isso o levará a um futuro promissor….e que limites..é essencial na educaçaõ de uma criança….para que seje o adulto coerente de amanhã…!!!…abçs…adorei…

    valma
    07/03/12 às 1:12 am
  17. Meu filho de 6 anos tem medo de ficar sozinho em casa, nunca fica sozinho em qualquer parte da casa, e quando ouve ou vê qualquer coisa diferente: como um grito na rua, ou uma cena de tv fica muito assustado. Tenho 3 filhos um de 3, 6 e 11anos, passo o dia em casa, a convivencia com os filhos e marido e boa, não brigamos na frente deles. Ano passado o mandei para a psicologa, ele fez apenas umas 6 sessões e não quis mais ir, esse medo já dura um ano e ele não tem melhora. Como devo prosseguir para ajuda-lo?

    Rejane
    04/03/12 às 11:21 am
  18. meu filho tem 4 anos ele nao consegue receber um nao.toda vez que o deixo na escola ele chora,quer que eu fico do lado dele como faco pra ir embora e deixalo na escola,sem que ele chore. ele e nervoso ,se irrita com qualquer coisa,dorme pouco acorda por volta de 6:30 a 7:00 e dorme por volta de 21:00 E 22:30. na maioria das vezes acorda a noite e dorme de novo acorda me chamando umas duas tres vezes a noite.e filho unico.meu marido fala que eu deixo ele fazer tudo que ele quer mas nao e bem assim.que para ele parar de chorar eu deixo ele fazer o que ele quer mas nao e bem assim. gostaria que me enviasse de uma orientacao obrigado.

    telma
    29/02/12 às 8:51 am
  19. Meu filho cospe as irmas quando briga com elas. ele tem 2 anos. como devo tirar esse comportamento dele?

    Tat
    16/02/12 às 10:40 am
  20. Gostaria de saber o q fazer p meu marido mostrar interresse em educar nossos filhos,temos dois meninos. Me ajudem por favor

    Roselene
    05/08/11 às 3:37 pm
  21. tenho um filho de 5 anos ele não me obedece nunca me bate me xinga me cospe tudo que eu peso para ele fazer ele nunca faz me ajude pelo amor de DEUS

    valéria
    13/06/11 às 11:37 am
  22. tenho um filho de 5 anos e ele não me obedece oque devo fazer me ajudem por favor muito obrigada

    valéria
    13/06/11 às 11:30 am
  23. ola
    estou precisando de ajuda para educar minha filha
    ela e muito teimosa,se joga no chão quando dizemos não pra ela,e quando falamos pra ela não fazer alguma coisa ela faz e ainda sorrir.
    grata

    karol
    15/05/11 às 10:15 pm
  24. GOSTARIA DE RECEBER DICAS DE COMO IMPOR LIMITES A CRIANCAS PARA NAO GRITAREM QUANDO QUEREM AS COISAS. OBRIGADA

    ana claudia
    09/05/11 às 9:43 pm
  25. OLÁ, GOSTARIA DE RECEBER QQUER QUE SEJAM INFORMAÇÕES SOBRE COMO MELHOR EDUCAR UMA CRIANÇA (MENINO). FICO IMENSAMENTE AGRADECIDO.

    Sidney
    19/04/11 às 9:32 pm
  26. Boa tarde
    Gostaria muito de receber dicas de como impor limites a criança de 1 ano e meio em diante. Muito obrigada.

    Laudecir
    29/03/11 às 4:02 pm
  27. Ola tenho uma filha de 06 anos que foi na casa da amiguinha e pegou um brinquedo sem pedir me disse que havia ganhado qdo descobri a mentira orientei fiz devolver e pedir desculpas so que ela voltou a fazer gostaria que me orientacem em como proceder ja que ela errou novamente por favor me orientem desde ja agradeço

    Sueli
    01/02/11 às 8:24 am
  28. olá!tenho 4 fillhos eles só se interessam por computador e video games já não sei o que fazer por favor me ajude?

    Elisamaura
    04/01/11 às 8:14 am
  29. Gostaria de receber dicas, artigos de como educar um filho, pois tenho um filho prematuro extremo que desenvolveu uma hidrocefalia ele usa uma válvula de derivação mais graças a Deus é uma criança normal perfeito é muito inteligente, somente um pouco com dificuldades motora mais isso já estamos tratando com muita T.O (Terapia Ocupacional). O problema é que ele é um garoto muito mimado e estou com dificuldade de tirar esse mimo, pois esta prejudicando no seu crescimento, ele é uma criança muito ansiosa e agitada e nada o intrete, por favor me ajude!!!

    Wil
    29/12/10 às 6:28 am
  30. bom dia!
    tenho um filho e moramos junto com meus pais,
    presciso de ajuda pois não consigo controla-lo tudo que pedimos pra ele ele sai reclamando resmugando. não sei o que fazer….

    everton
    20/12/10 às 11:18 am
  31. Gostaria de receber informações sobre como lidar com filhos de 20 e 23 anos em que o pai sempre diz “sim” e a mãe é que tem que impor os limites.

    Creusa
    16/12/10 às 7:01 pm
  32. Ola boa noite, gostaria de saber dicas de como lidar com meninos de 2 anos,e ter pasciencia com atitudes desde.muito obrigada.

    Linoaide
    18/10/10 às 11:37 pm
  33. OLA!GOSTARIA DE SABER LIMITES PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS POIS A MINHA FILHA DIFICILMENTE ACEITA UM NÃO E SEMPRE CHORA SEM MOTIVO.

    MARA
    29/09/10 às 12:07 pm
  34. Gostaria de saber limites para crianças de 3 anos, pois é muito agressivo e birrento

    clariana
    21/09/10 às 10:15 am
  35. gostaria de saber limites para criancas de 3 anos pois e muito agressivo e birrento

    clariana
    21/09/10 às 10:12 am
  36. Gostaria de saber dicas de como dar limites a uma criança de 1 ano e 3 mesess Muito obrigada…

    Raquel
    26/08/10 às 2:47 pm
  37. Tenho 2 filhos uma menina de 4 anos e um menino de 7 anos, os 2 brigam mais não se separam o menino o pai dele morreu acho que por isso passo muito a mão na cabeça dele mais ele é muito nervoso xinga, bate e responde todo mundo, o que devo fazer, por favor me ajude.

    Maria Moreira
    17/08/10 às 12:36 pm
  38. ola, tenho um filho de 5 anos, crio sozinho meu filho,tento dar todo o conforto e amor necessario so que ultimamente ele anda muito nervoso, nao obedece ninguem,gospe na pessoas mostra a lingua enfim infelizmente ninguem o quer por perto. por favor como devo ajuda-lo? estou sem ação.grata

    milena
    03/08/10 às 8:44 pm
  39. ola,tenho um filho de 12 anos ele e´muito dependente de mim tudo e´quer que eu ajudo ou faço p/ ele tipo tarefa escolar ele nao consegue pegar as mate´ria na sala de aula ele e´muito pegajoso tudo tem q. mandar fazer ate´comer e muitas vezes tem q .falarme ajuda da uma resposta.obrigada.

    nilceia
    24/06/10 às 10:01 pm
  40. socorro…tenho dois filhos um de 4 anos e outro de 6,faço o que posso para agradá-los,estou separada a dois anos,meu filho maior não me obedece,coloco de castigo,de vez em quando dou uma chinelada,converso,brigo e nada resolve já não sei mais o que faço,estou desesperada pois ele não me respeita, já pensei em deixar ele ir morar c/ o pai, mas tbm não tenho coragem de deixa-lo ir,por favor me ajudem.

    deise
    25/05/10 às 1:29 pm
  41. tenho 1 filho de 6 anos e 1 filha de 2 anos, eles tem tudo o que querem , estou com dificuldade em educar o meu filho maior , ele não me obedece , já tentei o dialogo por várias vezes e não esta dando certo , el já abanhou e também não deu certo , não sei mais com o agir .o que devo fazer?

    rosimary
    16/05/10 às 5:18 pm
  42. porque meus 2 filhos nao obedecem ???? eles tem tudo o q querem e nunca ta bom …!!!! será problema de medicos ou pscologos ???

    jair
    15/04/10 às 9:13 pm
  43. Tenho dois lindos filhos e gostaria de receber artigos de como educa-los! obrigado.

    Jaylson
    13/04/10 às 9:17 am
  44. gostaria de receber artigos de como educar os filhos e impor limites. quais as consequencias de netos criados com avós

    maria lucia ascencio pereira
    30/03/10 às 2:59 pm
  45. Gostaria muito de receber dicas de como impor limites a criança de 1 ano e meio. Muito obrigada.

    michele
    10/01/10 às 8:11 pm