Como escolher o tema para o Trabalho de Conclusão de Curso

Preocupado com o tema de seu TCC? Confira algumas dicas sobre como escolher o tema para o Trabalho de Conclusão de Curso.

No final de um curso técnico ou de uma graduação é necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso com um tema referente ao que você está estudando.

O Trabalho de Conclusão de Curso, também chamado de TCC, costuma causar medo nas pessoas, pois além de elaborar um trabalho referente ao que você está estudando, ainda é necessário apresentar esse trabalho a uma banca, que irá avaliar se o trabalho foi bem apresentado ou não. Caso a banca não te aprove, é preciso fazer um novo trabalho.

Escolher um tema que você tenha bastante conhecimento é essencial para poder fazer um bom trabalho e uma boa apresentação.

Mais sobre como escolher o tema para o Trabalho de Conclusão de Curso

Mulher estudando em cima dos livros

Dicas para escolher o tema do TCC

Assim como já mencionamos anteriormente, é indicado optar por um tema que você tenha vários conhecimentos, ou pelo menos, que você tenha alguma curiosidade em saber um pouco mais. Assim a argumentação sobre ele fica mais fácil e você conseguirá explicá-lo melhor para a banca, que estará te avaliando e para as pessoas que irão assistir a sua apresentação.

Além de escolher um tema da área que te agrade, também é preciso optar por um assunto que não seja muito extenso, pois assim você não terá que estudar tanto sobre o mesmo. Optar por temas de fácil entendimento pode ser uma boa.

Prefira os temas mais simples, escolher um tema extenso apenas para impressionar os amigos e a banca pode ser uma furada, pois você pode acabar se enrolando na hora de apresentar o trabalho devido à complexidade do assunto.

Como acabar com o nervosismo na hora da apresentação do TCC?

• Tome algum chá calmante para evitar o nervosismo na hora da apresentação;
• Estude bastante antes da apresentação para que você possa dominar o tema, lembre-se que pessoas mais bem preparadas são mais convictas no que falam e conseguem convencer melhor as pessoas;
• Ensaie a apresentação quantas vezes achar necessário.

As pessoas acabam ficando nervosas porque deixam para elaborar o TCC no último momento. É recomendado pensar no tema do Trabalho de Conclusão de Curso já no penúltimo ano, até mesmo porque assim você tem mais tempo de pensar no que fará parte do seu trabalho e o que poderá ser apresentado no mesmo.

Dicas de como montar uma apresentação

03/03/09 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar