Como evitar a hepatite

A Hepatite é uma doença que atinge diversos brasileiros de ambos os sexos, sendo necessário adotar alguns métodos para preveni-la.

Hepatite resulta na inflamação do fígado e pode acometer pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. Existem vários tipos de hepatites, sendo as mais comuns A, B, C, D e E. Elas podem ser causadas por vírus, infecções, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, medicamentos e drogas.

A Hepatite apresenta diversos sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. Os sintomas mais comuns são febre, mal estar, dores musculares e desânimo.

         

Diante disso é necessário tomar corretamente as vacinas para prevenir a Hepatite e adotar algumas atitudes diárias que evitam esta patologia.

Mulher tomando remédios para sintomas de hepatite

Tipos de hepatite

Conheça um pouco sobre as causas, sintomas e a prevenção de cada tipo de hepatite.

Hepatite A

Mulher tirando sangueA Hepatite A é transmitida pela via fecal-oral, ou seja, quando o vírus eliminado nas fezes de alguém é ingerido por uma pessoa sadia. Diante disso é necessário evitar o contato de locais com carência de saneamento básico e com esgoto a céu aberto. Já existe vacina para hepatite A.

Hepatite B

Este tipo de hepatite é transmitido em geral por contato sexual, transfusão sanguínea ou por agulhas contaminadas. Portanto antes de realizar uma tatuagem ou colocar piercings certifique-se que o material foi esterilizado.

Usuários de drogas endovenosas também estão sujeitos a aderir esta patologia.

Hepatite C

A Hepatite C apresenta as mesmas vias de transmissão que a B, porém é menos infeccioso pela via sexual. Ela pode causar cirrose o que apresenta um risco imediato de vida, como varizes esofágicas ou gástricas. Não há vacina para este tipo de hepatite.

Hepatite D

Mulher lixando as unhasCom infecção semelhante ao tipo B, a Hepatite D é transmitida por relações sexuais sem camisinha e com uma pessoa infectada, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, dentre outros) e por transfusão de sangue.

As principais medidas para prevenção são: vacinação contra hepatite B, uso da camisinha em todas as relações sexuais, não compartilhar material de manicure e pedicure, dentre outros materiais de higiene.

Hepatite E

A transmissão ocorre por via fecal-oral, associada a más condições sanitárias. A melhor forma de evitar a doença é adotando condições de higiene e de saneamento básico, como lavar as mãos após ir ao banheiro, cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes, dentre outros locais onde haja esgoto a céu aberto.

O que é Hepatite?
O que é hepatite?

No vídeo acima você pode conferir mais informações sobre a Hepatite e quais fatores levam a esta patologia.

0 voto




Fabio
20/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito bem resumido, adorei.

    lucélia
    24/06/13 às 9:36 am
  2. nossa é muito bom mais quem fez ese texto um bom professor ou professora por que minha professora adoro o meu trabalho

    ana karla
    13/03/12 às 12:15 pm
  3. obrigado adorei muito me ajudou bastante no meu trabalho de ciencias da escola

    geovanna
    28/04/11 às 2:32 pm
  4. achei esse texto hiper mega hultra power legal pq me ajudou no trabalho da escola……..bjim para todos ki estao olhando o meu comentario……………………………………….

    DAYNA
    16/04/11 às 11:09 am
  5. poxa aqui é bom mesmo

    gustavo
    26/09/10 às 6:10 pm
  6. gostei muito e bom d+

    JULIANNY
    08/09/10 às 4:18 pm
  7. amei esse texto me aj7udou muito no trabalho da escola

    ariane
    15/06/10 às 8:49 pm
  8. eu achei otimo amei esse texto me ajudou muito no trabalho da escola

    ariane
    15/06/10 às 8:47 pm
  9. a hepatite mata.

    misleny e luan santana
    01/06/10 às 8:29 pm

X
Curta a página