Como exercitar o cérebro?

Que tal deixar a preguiça e a rotina de lado e experimentar alguns exercícios para estimular o cérebro? Confira algumas atividades.

Atividades para exercitar o cérebro

Pequenas atividades ajudam a estimular e desenvolver o cérebro entre outros benefícios

Ter uma vida saudável não se resume apenas a prática de exercícios físicos, mas sim de um conjunto de atividades benéficas ao organismo. Muitas pessoas se esquecem do quão importante é exercitar também o nosso cérebro. Palavras-cruzadas, quebra-cabeça, sudoku, jogos, trava-línguas e outras atividades ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, promovendo uma ginástica para o cérebro, evitando problemas futuros.

Para muitos essas atividades são apenas um passa tempo, mas os especialistas indicam que por mais simples que elas sejam ajudam a manter o cérebro ativo, evitando a perda de neurônios, conexões interneurais e o declínio cognitivo ao modo que a idade vai avançando, principalmente após os 45 anos que o cérebro vai perdendo sua capacidade se não houver exercícios específicos.

                       

Assim como o corpo, se o cérebro não for usado ele acaba atrofiando. Os exercícios são capazes de liberar neurotrofinas que são “nutrientes” necessários no nosso cotidiano. Uma simples rotina pode ser mais prejudicial do que imaginamos, por exemplo, se você frequenta sempre os mesmos lugares, acaba não prestando atenção ao redor, funcionando como um “piloto automático”, ou seja, não oferece nenhum estíxmulo ao cérebro.

Como funciona a neuróbica?

Idosos

Muitos especialistas indicam a neuróbica que consiste em inverter a ordem as atividades do cotidiano e sair daquela rotina, mexendo com as emoções, aspectos físicos e mentais. São pequenas atividades que estimulam a produção de nutrientes deixando o cérebro mais saudável como por exemplo ler ao contrário, vestir-se de olhos fechados ou no escuro, andar de trás para frente, experimentar comidas diferentes, entre outras que precisem de concentração e que coloque todos os sentidos em ação.

Procure fazer uma coisa de cada vez para não sobrecarregar o cérebro, tenha foco nas atividades que você executa. Além disso, é recomendável aliar uma boa noite de sono, práticas atividades físicas e evitar se preocupar com qualquer coisa. As crianças estão constantemente se exercitando, pois possuem curiosidade e sempre estão perguntando e aprendendo. Essa é uma atividade que não se limita e que deve ser praticada por todas as pessoas independente da idade.

Dicas de atividades

Exercícios para o cérebro

- Coloque o relógio no braço esquerdo;

- Tome banho de luz apagada;

- Troque os talheres de mão;

- Pratique um esporte ou qualquer atividade que nunca tenha feito;

- Olhe as horas através do espelho;

- Quando for escovar os dentes utilize a mão esquerda, ou a direita se você for  canhoto;

-  Troque o lado do mouse no computador;

- Separe diariamente uma palavra do dicionário e utilize durante o dia;

- Faça um caminho que você não está acostumado;

- Sente em lugares diferentes na mesa do jantar;

- Converse com aquele vizinho que só diz bom dia;

- Aprenda outros idiomas.

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
25/07/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook