Como fazer a transferência de veículos

Comprou um carro usado e não sabe como fazer a transferência? Saiba como proceder na hora de fazer o novo documento.

Quando compramos um carro usado precisamos fazer a transferência dos documentos do mesmo. A transferência deve ser feita no prazo de 30 dias, caso contrário você receberá uma multa.

O motorista que não fizer a transferência dos documentos durante o prazo estabelecido levará cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. A multa é considerada grave. Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre como fazer a transferência de veículos e evitar transtornos.

                       

Documentos necessários para fazer a transferência de veículos

Para fazer a transferência é muito simples, basta levar os documentos necessários ao departamento de transito de sua cidade ou da cidade mais próxima.

Documentos necessários

• Cópias de seus documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de residência);
• O Certificado de Registro de Veículo (CRV) do proprietário anterior, preenchido em nome do comprador, com o preço de venda e a firma reconhecida por autenticidade;
• O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e os comprovantes de quitação de IPVA, licenciamento e multas ¬ todos fornecidos pelo ex-proprietário;
• O chassi do veículo.

Recomendações do DETRAN

O DETRAN recomenda que o vendedor fique com uma cópia autenticada do documento de transferência (CRV) e realize uma comunicação de venda em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) tão logo efetivado a compra.

Lembrando que o prazo para você fazer a transferência é de 30 dias. O vendedor não será responsabilizado por multas do novo proprietário.

Antes de adquirir o veículo, o comprador poderá submeter o mesmo a uma vistoria prévia (vistoria avulsa) em qualquer CRVA para assegurar-se que tanto a numeração do motor quanto do chassi não foi adulterada.

Durante esta vistoria também é verificado se o veículo não resultou da emenda de dois ou mais veículos, bem como a existência e funcionamento dos equipamentos obrigatórios. Confira os sites dos DETRANs dos estados:

DETRAN-AC DETRAN-CE DETRAN-MG DETRAN-PE DETRAN-RS DETRAN-SP
DETRAN-AL DETRAN-DF DETRAN-MS DETRAN-PI DETRAN-RO DETRAN-TO
DETRAN-AM DETRAN-ES DETRAN-MT DETRAN-PR DETRAN-RR
DETRAN-AP DETRAN-GO DETRAN-PA DETRAN-RJ DETRAN-SC
DETRAN-BA DETRAN-MA DETRAN-PB DETRAN-RN DETRAN-SE

Saiba como transferir o documento do seu automóvel

Saiba como transferir o documento do seu automovel

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
04/08/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook