Como fazer gelo seco em casa

O gelo seco é utilizado para várias coisas, principalmente festas e apresentações. Saiba como fazê-lo em casa!

 

Do que é feito o gelo seco.

Aprenda a fazer gelo seco em casa.

O que é o gelo seco? Esse material é nada mais nada menos do que dióxido de carbono em estado sólido. Seu preparo é algo extremamente complicado e exige a utilização de equipamentos específicos para essa finalidade.

É necessário resfriar o CO2 a uma temperatura de – 78ºC. Ao ser aquecido pela pressão atmosférica, ele passa imediatamente para o estado gasoso (processo conhecido como sublimação).

Princípios do Gelo Seco

O gelo seco só pode existir no estado líquido em uma pressão de 50 atmosferas por litro. Este produto é bastante utilizado em produções teatrais para simular ambientes esfumaçados. Caso queira solidificar o dióxido de carbono aí em sua casa, você terá que desembolsar uma boa grana.

Como já foi dito, vários produtos são utilizados na preparação do gelo seco. É preciso ter em mãos um recipiente de alta pressão para armazenar o dióxido de carbono no estado líquido. Ao ser liberado do tanque, a expansão do produto e a sua alta velocidade de evaporação faz com que o restante da amostra atinja o ponto de congelamento.

A “neve” que se forma no bocal de um extintor de incêndio, por exemplo, nada mais é, do que o dióxido de carbono começando a sofrer o processo de ressublimação (quando há a passagem direta do estado gasoso para o sólido). Cada mudança de estado possui um nome específico. CO2

Estados Físicos da Matéria

É estranho pensar que uma substância pode passar do estado gasoso para o sólido, ou vice versa, diretamente. Isso porque estamos familiarizados a água, que pode ser encontrada nos três estados físicos (vapor, liquido e sólido) sem que seja necessário empregar temperaturas muito baixas ou altas, apenas devido a pressões e temperaturas específicas.

Como todos já sabem, ela se congela a 0ºC e começa a ferver a 100ºC. Entretanto, seu ponto de ebulição pode cair, à medida que diminuímos a pressão. Caso ela seja baixa demais, a água pode ferver a temperatura ambiente, ou seja, por volta dos 25ºC.

Estado físico do CO2

Se engana quem pensa que o CO2 é o elemento com ponto de solidificação mais baixo. O nitrogênio, por exemplo, ferve a – 192ºC, por isso que esta substância é de difícil manuseio. Já o hidrogênio possui um ponto de ebulição ainda mais baixo, cerca de -252ºC.

Preparando o gelo seco em casa

Gelo seco caseiro

Sendo assim, para preparar o gelo seco em casa, é necessário além de gastar muito dinheiro, entender como os processos de estados físicos da matéria funcionam, caso contrário isso se tonará uma missão impossível. Observar como a produção da amônia foi desenvolvida pode ajudar a esclarecer melhor esse conceito.

Gelo seco – Fábrica de brincar

14/07/09 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar