Como fazer redação

Normalmente a redação é pedida nos vestibulares, concursos e até mesmo na hora de procurar emprego. Veja algumas dicas para escrevê-la.

Algumas pessoas acabam tendo bastante dificuldade quando precisam redigir um texto, ainda mais quando se trata de uma redação para concurso ou vestibular, os desafios em escrever uma redação são os mais diversos, algumas pessoas tem dificuldade em começar seu texto, outras em identificar que tipo de redação é posposta pelo enunciado.

Segundo uma pesquisa realizada com alunos recém formandos no ensino médio a maior dificuldade é na hora de comparar a diferença entre os mais variados modelos de textos.  Existem vários tipos de redação: dissertação, narração e descrição. A dissertação é a mais comum de todas, já que aparece bastante em concursos e vestibulares e em exames como o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.

                       
Menino ruivo de óculos vendo um livro

Quem lê bem, fala bem e escreve bem, por isso a leitura é essencial para uma boa produção de texto.

 Como fazer uma redação dissertativa – argumentativa

Para fazer uma boa redação dissertativa – argumentativa (a mais pedida em vestibulares) é preciso conhecer a estrutura da mesma, a qual é dividida em três etapas: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Toda redação dissertativa tem como objetivo dissertar sobre um assunto, ou seja falar sobre ele, e por ser argumentativa ela precisa expor argumentos que confirmem seu ponto de vista, a dissertação argumentativa jamais deve passar uma ideia de contrariedade.

• Introdução da redação

Na introdução, é necessário expor as ideias que serão tratadas no desenvolvimento, onde se deve fazer uma pequena síntese do tema abordado. Nessa parte a tese, ou seja, a ideia principal do seu texto precisa estar evidente, o leitor precisa saber que assunto será tratado nessa parte de sua redação.

Redação – Dissertação parte 1/2

Redação - Dissertação - Parte 1 -2

• Desenvolvimento de sua dissertação argumentativa

Já no desenvolvimento, deve-se colocar tudo o que conhece sobre o assunto em questão e também verificar se você é a favor ou contra aquele determinado tema. Como citado acima não pode haver contrariedade com relação aos fatos apresentados, você deve ser à favor ou contra algum assunto, e apresentar bases para defender seu posto de vista. Basicamente seu papel é convencer alguém de que você está certo.

Mão segurando uma caneta e escrevendo em um papel

Lembre-se de que nós só conseguimos convencer alguém sobre alguma coisa quando nós mesmos estamos convencidos sobre isso, sendo assim para elaborar uma boa dissertação é necessário ler bem e estar pode dentro de todo tipo de assunto abordado, para lhe ajudar o endereço oficial Algo Sobre Vestibular trás todas as dicas viáveis sobre uma redação dissertativa – argumentativa, acesse e confira todas as dicas!

• Conclusão da redação dissertativa - argumentativa

A conclusão é a etapa final da redação, onde é necessário que você conclua o pensamento apresentado na introdução e também tente apontar uma possível solução para o problema. Em ‘todos os casos’ a solução para o mesmo deve ser apresentada e é interessante que ela deve ser real, não pode de maneira alguma desrespeitar os direitos humanos, por isso é essencial analisar bem o tema abordado.

Redação – Dissertação parte 2/2

Importância da leitura

Geralmente, pessoas que leem bastante tem mais facilidade na hora de redigir um texto. Por isso, aposte na leitura de jornais, revistas e livros, que além de ampliar o vocabulário, ainda permitem que você fique a par dos principais acontecimentos, já que é importante conhecer o tema para conseguir expressar suas opiniões na hora da redação.

Existem muitos outros assuntos relacionado a redação, confira!

Textos sobre educação
Redações da Fuvest
Redações sobre aquecimento global

Dicas para escrever a redação

2 votos



Fabio
06/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. O la gostaria saber como fazer uma redação de uma vaga de emprego

    danila
    19/02/14 às 1:58 pm