Como fazer uma redação dissertativa

As redações dissertativas costumam ser muito cobradas nos processos seletivos. Veja algumas dicas sobre elas no post abaixo.

No começo e no meio do ano são realizados diversos vestibulares a fim de selecionar novos alunos para as faculdades e universidades. Esses vestibulares costumam cobrar matérias como língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, química e física, além de uma redação dissertativa.

A maioria dos alunos costuma ter um bom desempenho na prova, mas acaba fracassando na hora da redação, pois desconhecem a maneira de como redigir um texto dissertativo. Caso você tenha dificuldade na hora de fazer uma redação, leia as dicas disponibilizadas logo abaixo, elas com certeza te ajudarão a escrever melhor um texto dissertativo.

                       
A redação dissertativa é a mais pedida em vestibulares e concursos

A redação dissertativa é a mais pedida em vestibulares e concursos, por isso é importante saber como fazê-la.

Como escrever uma redação dissertativa?

Para que uma pessoa possa escrever uma boa redação, é necessário que ela se mantenha atualizada constantemente. Em geral, os temas das redações costumam ser referentes a acontecimentos do cotidiano e, estando atualizado, você consegue fazer uma boa redação. Uma redação dissertativa deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução de uma redação dissertativa

Na introdução é necessário apresentar um pequeno resumo do ponto de vista que será discutido. Em média, umas cinco linhas, onde é preciso chamar a atenção do leitor com a ideia principal a ser desenvolvida na redação, como se fosse uma sinopse, ideias de forma sintética.

Desenvolvimento – Apresentação de argumentos

Já no desenvolvimento, é necessário explicar o que foi dito no parágrafo introdutório, onde é indicado expor os argumentos críticos, analíticos, reflexivos, interpretativos e de opinião sobre o assunto em questão. O desenvolvimento é a maior parte do texto e precisa ser bem elaborada. Também conhecida como argumentação.Livros didáticos

Conclusão – organização das ideias em um fato

Na conclusão você retoma às reflexões críticas e aponta as perspectivas de solução, de uma forma clara e resumida. O fecho da redação vai enfatizar a impressão final do avaliador, devendo conter em médica 5 linhas assim como a introdução. É importante lembrar que o escritor não deve se incluir no final, sendo importante não finalizar o texto como as expressões: “Para finalizar, conclui-se, enfim”, ou semelhantes.

O que evitar em uma dissertação

  • Não coloque ponto final no título da redação;
  • Não rasure a redação, nada de riscos ou qualquer escrita ao terminar o texto;
  • Evite utilizar palavras em inglês, gírias, ditos populares, frases feitas ou chavões;
  • Não use a primeira pessoa do singular, a não ser que seja solicitado no tema;
  • Evite repetir a mesma palavra muitas vezes;
  • Nunca abrevie as palavras e evite o uso de etc.
  • Só cite exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar.
  • Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas.

Confira nos vídeos abaixo como fazer a redação dissertativa

Através dos vídeos abaixo você conseguirá outras dúvidas pertinentes de muitos que estão prestes a realizar uma prova, seja para faculdades, universidades, cursos técnicos, ou concursos públicos, nas quais, geralmente é pedido um texto dissertativo.

Dicas de dissertação 1/2

Dicas de dissertação 2/2

2 votos



Fabio
06/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook