Como fazer uma redação

É muito importante saber Como fazer uma redação, afinal ela está presente em diversos momentos de nossa vida. Veja agora algumas dicas.

A temida redação está presente em diversos concursos públicos e é o fator que conta mais pontos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, sem contar que ela é vinculada a todos os vestibulares do país e pode até mesmo eliminar um candidato à uma vaga de emprego! Como vemos saber escrever uma redação independentemente do assunto é praticamente um caso de vida ou morte!

Redação do vestibular

Técnicas de redação

Para escrever bem a pessoa precisa ler bem e principalmente falar bem. Quando o aluno é tímido de mais ou então não lê argumentos produtivos ele se estabiliza em seu aprendizado o que torna difícil a elaboração de ideias através de um ponto chave. Saber se expressar começa com os pensamentos com depois passa para a fala e só depois percorre a caneta e o papel.

Mais sobre como fazer uma redação

Sendo assim podemos concluir que um bom texto já apresenta argumentos montados em sua mente, ou seja, você precisa dominar um pouco sobre cada assunto, depois vemos que é necessário falar sobre eles, discutir e observar novas opiniões, e só então passar todas as ideias de forma coerente para o papel.

Aprendendo a escrever uma redação

Toda redação precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão, com exceção dos textos narrativos que envolvem falas e personagens, ainda estes precisam de um ponto central e acontecimento em torno dele. Sendo assim saiba como desenvolver cada um desses três aspectos de forma coerente.

Dicas de Redação I

Introdução

Geralmente começamos uma redação por fazermos uma declaração afirmativa, descrevendo algo, veja por exemplo, como eu comecei este artigo, falando a respeito da importância da redação em diversas áreas da vida, abrangendo o assunto em poucas linhas, agora estou tentando passar o conteúdo do que foi abordado acima, assim também deve ser a sua redação.

Lembre-se de que a introdução não deve ser longa demais para não desmotivar a atenção do leitor, se a redação tiver cerca de 30 linhas, use apenas de 4 a 6 para a parte introdutória.

Nunca comece sua redação com:

- Desde os primórdios da Antiguidade...
- Não é fácil a respeito de...
- Bem, eu acho que...
- Um dos problemas mais discutidos na atualidade...

Conheça outros tipos de redação e saiba como elaborá-las.

redação

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte mais importante de sua redação, são nesses curtos parágrafos que você terá de mostrar sua competência. Ainda pensando em uma redação de 30 linhas saiba que de 14 a 18 linhas devem estar o desenvolvimento com a apresentação de fatos e acontecimentos verídicos. Lembre-se também de que geralmente em uma redação você tem o objetivo de convencer o leitor a respeito de seu ponto de vista.

Nunca faça as seguintes coisas no desenvolvimento:

Não use pormenores.
Não faça divulgação de nada.
Evite repetições, seja de ideias, seja de palavras.
Não dê exemplos excessivos.

Dissertação Argumentativa

Conclusão

Suponhamos que você utilizou 6 linhas para a introdução e 18 para o desenvolvimento, em um total de 30 linhas restaram-lhe 6 linhas para fazer a conclusão, isso será o suficiente se você for decisivo no que escreveu até agora. Na conclusão você só precisa encerrar o assunto deixando claro seu objetivo ar dissertar.

Evite estes erros na conclusão:

Deixar de realizar uma finalização.
Avisar que vai concluir com expressões: “Para concluir, ou em resumo”.

Confira as melhores redações da atualidade!

Redação – Dissertação

27/02/13 por Miriam Andrade

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Qual é o trajeto de aluno até a faculdades ?

    jhosse

    25/01/14

Comentar