Como fazer uma reportagem

Para fazer uma boa reportagem é necessário seguir alguns passos. Veja várias informações sobre como fazer uma reportagem.

FAZER UMA REPORTAGEM

Algumas dicas são essenciais para fazer uma boa reportagem.

A entrevista nada mais é do que a reprodução da conversa de um jornalista com uma pessoa que tenha conhecimento sobre determinado assunto. Já a reportagem é a junção de várias histórias entrecruzadas.

Além disso, ela é um tipo de notícia mais contextualizada, com dados adicionais e super importantes. Trata-se de uma narrativa, cujos principais objetivos são informar e fazer compreender o que de interessante aconteceu num determinado lugar durante um período de tempo com certo número de pessoas dentro de um enredo.

                       

Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre como fazer uma reportagem.

Reportagem – como fazer?

Para criar uma reportagem, não basta fazer apenas aquelas perguntas padrão, como O quê? Quem? Onde? Quando? E, como? É preciso fazer uma pesquisa a fundo e buscar o maior número de detalhes possível. O repórter tem que dominar a técnica da narrativa, pois relata fatos, transmite emoções e impressões, descreve lugares e pessoas, enfim conta à vida real.

Como fazer uma reportagem quente?

Cursos para ser um bom repórter

FAZER UMA REPORTAGEM

Além de cursos de extensão universitária, você pode contar com programas de treinamento, sendo este último oferecido pelos principais jornais. Se você deseja seguir esta profissão, comece a se preparar o quanto antes para o processo seletivo, já que o setor está ficando cada vez mais concorrido.

Agora, com a publicação da lei derrubando a obrigatoriedade do diploma do ensino superior, mais pessoas devem migrar para a área jornalística. Mesmo assim, as grandes empresas continuarão exigindo uma boa formação de seus candidatos, por isso que a realização de cursos específicos ainda é importante.

Universidades para quem quer trabalhar como repórter

As universidades públicas sempre são as mais procuradas pelos estudantes que querem trabalhar como repórteres. Entre elas, estão a USP (Universidade de São Paulo), UNESP (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade de Campinas), etc. Mas não podemos nos esquecer das faculdades privadas, que também oferecem uma boa formação aos alunos.

Aqueles que não podem bancar com as mensalidades, pode se inscrever no programa Universidade para Todos, do Governo Federal. Assim sendo, para ser um bom repórter basta seguir estas dicas e se dedicar.

1 voto



Fabio
07/04/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook