Como fazer uma reportagem

Para fazer uma boa reportagem é necessário seguir alguns passos. Veja várias informações sobre como fazer uma reportagem.


FAZER UMA REPORTAGEM

Algumas dicas são essenciais para fazer uma boa reportagem.

A entrevista nada mais é do que a reprodução da conversa de um jornalista com uma pessoa que tenha conhecimento sobre determinado assunto. Já a reportagem é a junção de várias histórias entrecruzadas.

Além disso, ela é um tipo de notícia mais contextualizada, com dados adicionais e super importantes. Trata-se de uma narrativa, cujos principais objetivos são informar e fazer compreender o que de interessante aconteceu num determinado lugar durante um período de tempo com certo número de pessoas dentro de um enredo.

         

Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre como fazer uma reportagem.

Reportagem – como fazer?

Para criar uma reportagem, não basta fazer apenas aquelas perguntas padrão, como O quê? Quem? Onde? Quando? E, como? É preciso fazer uma pesquisa a fundo e buscar o maior número de detalhes possível. O repórter tem que dominar a técnica da narrativa, pois relata fatos, transmite emoções e impressões, descreve lugares e pessoas, enfim conta à vida real.

Como fazer uma reportagem quente?

Como fazer uma reportagem quente?

Cursos para ser um bom repórter

FAZER UMA REPORTAGEM

Além de cursos de extensão universitária, você pode contar com programas de treinamento, sendo este último oferecido pelos principais jornais. Se você deseja seguir esta profissão, comece a se preparar o quanto antes para o processo seletivo, já que o setor está ficando cada vez mais concorrido.

Agora, com a publicação da lei derrubando a obrigatoriedade do diploma do ensino superior, mais pessoas devem migrar para a área jornalística. Mesmo assim, as grandes empresas continuarão exigindo uma boa formação de seus candidatos, por isso que a realização de cursos específicos ainda é importante.

Universidades para quem quer trabalhar como repórter

As universidades públicas sempre são as mais procuradas pelos estudantes que querem trabalhar como repórteres. Entre elas, estão a USP (Universidade de São Paulo), UNESP (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade de Campinas), etc. Mas não podemos nos esquecer das faculdades privadas, que também oferecem uma boa formação aos alunos.

Aqueles que não podem bancar com as mensalidades, pode se inscrever no programa Universidade para Todos, do Governo Federal. Assim sendo, para ser um bom repórter basta seguir estas dicas e se dedicar.

0 voto



Fabio
07/04/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Ola,franciele
    Sou Luan Santa tambem te amo você e o amor da minha vida
    Não esqueça de mim

    Luan Santana
    09/09/13 às 9:17 am
  2. Como repórter, devemos fazer reportagem para transmitir a mensagem a sociedade, uma vez que ela precisa manter informado sobre factos que afligem o universo, e por outro lado, devemos também ser coerentes e claros ao reportarmos um determinado assunto, pois, so espero que os meus colegas reportam sempre com o profissionalismo. Poeta Lay do guetho sem receio para declarar, ou melhor, me chamam também de Pelas

    Antonio Pela
    07/05/13 às 10:47 am
  3. tenho que fazer uma reportagem sobre uma pessoa famosa.
    quero fazer sobre o projota, pois ele conta sobre a vida do cotidiano… mais não sei por onde começar.
    me ajuda por favor??
    tenho que entregar esse trabalho dia 09 deste mês.

    dayane
    06/11/12 às 4:46 pm
  4. gostei muito de achar esse site pois estou no ensino médio e me isso me ajudou muito a como fazer uma boa reportagem.

    dayane
    06/11/12 às 4:40 pm
  5. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    franciele
    02/11/12 às 5:04 pm
  6. minha reportagem e com luan santana
    eu gosto muito dele sou fa eu amo muito ele poer favor eu gostaria muitoooooooooooo de falar com luan santana

    franciele
    02/11/12 às 5:04 pm
  7. legal

    marielle
    18/10/12 às 10:19 am
  8. Olá prezada amiga Lenir, o site é apenas um divulgador das notícias e informes. Não temos o poder de encaminhar ou auxiliar diretamente nos problemas que você necessita ajuda. Não fazemos reportagens e não somos ligados a ninguém que faça. Seu caso parece ser de caráter jurídico. Dica: a maioria dos aparelhos celulares hoje em dia têm câmera. Atenciosamente, a equipe do http://blogmail.com.br

    Paulo
    27/03/12 às 3:15 pm
  9. quero fazer uma reportagem sobre meu es marido que sai de casa e não esta dando nada pago aluguel esta faltando tudo comida roupa tênis para o filho ir para o colégio ele tem do ano moto fusco e eu não tenho nada estou comendo mal só salsicha e macarrão ajude por favor ele foi embora para outra cidade não tenho estou com divida de 10 mil reais que deixou ajude pelo amor de deus

    lenir ramos
    27/03/12 às 11:32 am
  10. gostaria de saber,como fazer uma denuncia ir ao ar.contra uma empresa de segurança.eu mesmo darei a entrevista no dia e hora marcada.

    claudinei paulo da silva
    17/02/12 às 12:42 am
  11. nao querendo levar amal mas eu comcordo com todos de veria ser mas detalhado e respostas mais concretas para facilitar o nosso conhecimento
    bjs.

    robervania
    10/05/11 às 8:08 pm
  12. ??~!!!

    carol
    21/09/10 às 1:43 pm
  13. kkkkkkkk
    deveria realmente ter o passo a passo para facilitar nossas vidas!!!!!!
    kkkkkkkkkkk!!!!

    kaah
    04/08/10 às 2:05 pm
  14. rsrsrsrs
    kkkkkkkk

    aa
    17/06/10 às 2:22 pm
  15. Concordo com a “dani”. Poderia ser mais detalhado, mostrando passo a passo e as etapas necessárias para a realização de uma reportagem.

    Andressa
    21/03/10 às 7:38 pm
  16. Tenho um canal de TV digital (TV Pirâmide) e estou em busca de livros e informações sobre como montar uma reportagens, preciso de algumas dicas e se você tiver alguma, por gentileza, entre em contato, abraços e vem prá São Thomé das Letras

    Adi Barbosa
    08/07/09 às 9:51 pm
  17. ACHO QUE DEVERIIA TER EXEMPLOS DE REPORTGENS !

    Aline Moura
    23/03/09 às 3:34 pm
  18. nusss..tem nada de interessante..desculpe-me mas vc tem q por coisa mas detalhadas!
    vlw!

    abraçoos

    dani
    12/03/09 às 9:10 pm
  19. adoro come maça

    cara faz e comi maça
    09/03/09 às 9:56 pm
  20. O site deveria possuir mais informações e ser mais detalhado conter comentários de profissionais

    carlos antônio marques de sousa
    07/11/08 às 3:09 pm

X
Curta a página