Como limpar o ferro elétrico

Manter o ferro de passar sempre limpo também pode ser considerado algo como higiene, pois ninguém merece sujar as roupas por um descuido.

Pelo fato de sempre estar em contato com outros tipos de materiais, no caso as roupas, o ferro de passar vai acumulando inúmeras sujeiras. Elas deixam-no menos aderente e podem trazer inúmeros problemas.

Há vários materiais utilizado na fabricação da base dos ferros de passar roupa, como o alumínio (principalmente nos ferros mais antigos), inox, cerâmica, entre outros com um acabamento esmaltado ou antiaderente. Para suprir todas as necessidades, eles que precisam cuidados especiais.

                       

Com o tempo é comum acumular resíduos na base do ferro, essas são pequenas partículas sintéticas derretidas que grudam com o tempo ou mau uso do equipamento (temperatura superior ao suportado), queimando as fibras.

Limpar o ferro de passar roupa com roupa caseira

Ferro de passar roupa

Quando o assunto é limpeza do ferro, logo vem na mente as famosas receitinhas caseiras. Parafina e palha de aço são velhos conhecidos para essa limpeza, mas será que esses materiais são eficazes para esse trabalho?

A parafina apesar de ajudar na limpeza não é recomendada, já que o produto deixa resíduos na base do ferro e quando for aquecido pode causar um efeito amarelado nas roupas. Já a palha de aço irá causar danos ao aparelho e nas roupas, enrugando os tecidos ao invés de alisá-los e eliminar o esmalte da base e a antiaderência.

De acordo com os especialistas a melhor forma de fazer a limpeza é utilizando água, vinagre branco e uma esponja macia. Veja como:

Como limpar o ferro elétrico 2- Misture em meio copo de água e meio copo de vinagre. Com a ajuda de uma esponja (lado macio), passe a mistura com cuidado até remover toda a sujeira. Depois passe um pano úmido até remover toda a solução.

– Caso não tenha em casa o vinagre, pode substituí-lo por detergente neutro. Quando a sujeira estiver difícil de ser eliminada use produtos de limpeza mais pesados.

– Em ferros antiaderentes, a dica é utilizar saponáceo com uma esponja apenas nos locais mais sujos, com cuidado para não entrar nas saídas de vapor. (Certifique-se que o ferro está desligado e frio).

Para não acumular muito resíduos, procure fazer a limpeza com frequência, além de guardar o ferro corretamente, após esvaziá-lo completamente para não enferrujar. Em caso de maiores problemas procure uma assistência técnica mais próxima de sua casa.

Sendo assim é preciso que sempre mantenha o ferro limpo para que na hora da correria de sair de casa não se surpreenda com uma mancha de ferro sujo em sua blusinha branca.

Confira algumas dicas de como passar roupa

2 votos



Fabio
10/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook