Como o petróleo é extraído do fundo do mar

O petróleo está entre as maiores riquezas do Brasil, a extração consiste em um processo bastante eficaz que utiliza diferentes métodos.

O processo de extração do petróleo pode variar de acordo com a profundidade em que ele se encontra. Há casos em que a reserva está logo nas primeiras camadas do solo. Entretanto, ela também pode estar a centenas de metros abaixo do nível do mar.

O petróleo é uma das maiores riquezas do Brasil ele é usado para a produção de calçados, brinquedos e também para o próprio combustível.

                       

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável e que é densa em água. O mesmo tem a combinação complexa de hidrocarbonetos, pequenas quantidades de nitrogênio, oxigênio e composto de íons metálicos.

Trabalho-de-extração-do-petróleo

Como é extraído o petróleo?

1-O primeiro passo consiste em descobrir onde está o petróleo, para isso existe a sísmica um navio que percorre milhares de quilômetros com cilindros com ar comprimido e dispara rajadas de tempos em tempo. Este ato é semelhante a uma explosão que produz ondas sonoras que batem no solo e voltam.

2-Os hidrofones reboca as ondas sonoras e as decodificam transformando-as em imagens. Através dessa ferramenta os especialistas podem descobrir se há petróleo entre as rochas.

3-Após ter encontrado a reserva, dá-se início ao processo de perfuração. Ela é feita através da instalação do BOP no poço. Esse equipamento controla a pressão da perfuração, impedindo que o óleo vaze.

4-Ao encerrar esse procedimento, o BOP é retirado para a instalação de uma estrutura bastante parecida com uma árvore de natal. Ela é a responsável por controlar a extração do petróleo.

Localização-da-região-petrolífera

5- No início da perfuração são usadas brocas largas, com cerca de 20 polegadas (50 cm) de diâmetro. Estes equipamentos são feitos de aço e na ponta tem pedacinhos de diamante. Este processo é interrompido para troca de brocas ou injeção de cimento que reveste o duto e sustenta as paredes do poço.

6- O petróleo está em uma camada geológica acumulada antes do sal conhecida como o pré- sal ou abaixo desse nível. Para te ajudar a entender um pouco melhor separamos uma imagem logo abaixo.

Camadas-de-petróleo

Quando se localiza o óleo, um “minicanhão” é usado para provocar uma explosão entre as rochas. Após essa etapa gases e líquidos são injetados para abrir as fissuras formadas é através disso que o petróleo e o gás natural chega ao poço. A partir daí será elevada a pressão do reservatório natural.

Extração do petróleo

Petróleo! Como é extraído...

Funcionamento Plataforma de Petróleo

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
03/07/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook