Como reaproveitar o óleo de cozinha usado?

Como reaproveitar o óleo de cozinha usado?

O óleo de cozinha é um grande aliado das donas de casa no preparo das refeições. No entanto, após fritar batatas, pasteis ou preparar outros pratos ele fica inutilizável e então o que devemos fazer com ele?

                       

Jogá-lo no vaso sanitário, na pia ou no bueiro da rua é o que as pessoas mais fazem, mas devemos lembrar que ele é altamente prejudicial ao meio ambiente, onde além de entupir as tubulações, ainda polui um milhão de litros de água.

A decomposição do óleo de cozinha emite na atmosfera o gás metano, que está entre os principais causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. Lembrando que ele também contribui para a impermeabilização do solo, o que acaba dificultando a absorção da água da chuva e favorecendo as enchentes.

Estando ciente dos danos que o descarte indevido do óleo de cozinha pode causar, é necessário encontrar maneiras mais saudáveis para o resíduo, onde todo esse prejuízo pode ser evitado com a reciclagem do mesmo.

Você pode levar o óleo de cozinha usado até os postos de coleta ou encaminhá-lo para as entidades que fazem o reaproveitamento. Outra opção é reutilizá-lo para criar novos produtos caseiros, como sabão.

O sabão á base de óleo de cozinha usado é uma opção saudável e fácil de fazer, onde além de contribuir para a preservação do planeta, ainda pode ser uma fonte de renda.

Abaixo segue uma receita de sabão caseiro:

Sabão com óleo de cozinha usado

Ingredientes:
- 2 litros de água fervendo
- 2 litros de óleo de cozinha usado
- 200 mililitros de amaciante
- 1 quilo de soda cáustica em escama

Modo de fazer:
Coloque a soda caustica em escamas no fundo de um balde. Adicione a água fervendo e mexa até diluir a soda. Acrescente o óleo e mexa misturando bem o amaciante. Jogue a mistura numa forma e corte as barras de sabão somente no dia seguinte. Sendo importante lembrar que essa receita só deve ser feita com óleo de cozinha usado.

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucimara
07/04/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook