Como remover manchas de mofo e bolor das roupas

Manchas de mofo ou bolor podem ser eliminadas, basta utilizar os produtos certos. Confira aqui algumas dicas de como eliminar manchas.

Tirar manchas de bolor das roupas

Guardar roupas úmidas no guarda-roupa pode embolorar as peças

É comum algumas roupas embolorarem devido ao grande período que ficam guardadas no armário, ainda mais quando estão um pouco úmidas. Segundo especialistas é possível remover o mofo ou bolor, no entanto dependendo do prazo da mancha  é necessário utilizar alguns produtos mais fortes que podem estragar o tecido. Confira aqui algumas dicas.

Como remover as manchas?

O primeiro passo é verificar se a mancha é recente ou mais antiga através da cor. Se a mancha for esverdeada, violeta ou preta significa que é mais antiga e que dará um pouco mais de trabalho para remover e na maioria dos casos é preciso repetir o procedimento algumas vezes, podendo causar a perda de resistência do tecido ou apodrecimento da peça. Já as manchas recentes são eliminadas da forma simples.

Manchas recentes: Neste caso a lavagem é normal, acrescentando alvejantes com ou sem cloro. Os produtos sem cloro possuem perborato de sódio e não danificam as roupas, no entanto a remoção da mancha é mais lenta o que pode ser necessário repetir o processo algumas vezes. Já a remoção com cloro é mais fácil e rápida, mas pode estragar a roupa se utilizar em excesso.

Passo a passo da lavagem

Manchas de bolor

1. Coloque em um pequeno recipiente 5 colheres de água sanitária, 2 colheres de algum produto de limpeza utilizado para retirar gordura de fogão e/ou azulejos.

2. Aplique a mistura sobre a mancha e esfregue o local da mancha com cuidado para não estragar a roupa. Se a mancha diminuir, repita o processo mais algumas vezes para removê-la completamente.

Mais sobre Como remover manchas de mofo e bolor das roupas

3. Depois de remover a mancha, lave a peça com água corrente e em seguida aplique uma mistura pastosa de 3 colheres de açúcar e 5 colheres de sopa de água. Depois de 3 minutinhos lave a peça normalmente.

Importante: Não aplique essa solução em peças coloridas sem antes fazer um teste.

Dica

A água quente ou morna não deve ser utilizada para eliminar mofo ou bolor, esse procedimento vai agravar a situação, fazendo com que a mancha fique ainda mais impregnada. O cloro não deve ser utilizado em materiais de lycra. Quem desejar pode optar pelo tingimento da peça, seja da mesma ou outra cor. Veja também como limpar cada tipo de sapato.



Mais informações por email.

Comentar sobre Como remover manchas de mofo e bolor das roupas

Destaque

Coleção Risqué outono inverno 2013

Coleção Risqué outono inverno 2013