Como saber se meu nome esta no SPC

Os casos de inadimplentes têm aumentado consideravelmente. Saiba se o seu nome esta no SPC e como pode ser liquidada essa dívida.

O Serviço de Proteção do Crédito, mais conhecido popularmente como SPC, é um serviço de credito que capta as informações de inadimplentes de pessoas físicas ou jurídicas, e coloca tais informações em um banco de dados, para que, quando algum dos inadimplentes buscarem crédito, outras empresas possam decidir se irão ou não favorecê-los.

Este serviço é consultado diariamente por empresas quando clientes solicitam um novo cadastro ou até abertura de conta, e bastam apenas alguns dados, como o nome e o CPF para saber se o futuro cliente está ou não com o nome negativado.

                       

Muitos consumidores passam por situações constrangedoras ao saber ao saber que o nome está na lista de inadimplentes, pois com isso não conseguem fazer pagamentos com cheques, emitir talões ou até mesmo abrir uma conta em lojas e fazer empréstimos bancários.

SPC Brasil consultas.

Nome no SPC

Milhares de consumidores relatam o constrangimento sobre a inadimplência quando vão abrir uma conta no banco, por exemplo, já que muitos deles acabam não sabendo que o nome está negativado ou tem qualquer pendência.

No entanto o Serasa afirma que todos os inadimplentes é comunicado através de cartas enviadas diretamente há residência da pessoa informando que a pendência pode ser regularizada em 10 dias, passado este prazo e a divida não liquidada o nome do cliente será encaminhado para a lista.

Como pagar as dívidas

Todos os consumidores podem regularizar a sua situação a qualquer momento em que estiver disposto a comparecer a empresa credora e realizar o pagamento da dívida pendente. Com o extrato da liquidação da dívida em mãos o consumidor deve ir até o estabelecimento que esta em débito e pagar a conta, em seguida o estabelecimento comercial no qual liquidou a dívida entre em contato com o SPC para dar baixa no CPF daquele cliente.

Dicas de como limpar o nome no SPC

Histórico de inadimplência SPC

Todas as informações do registro de inadimplência é restrita apenas ao consumidor que esta com o nome restrito, pois as consultas não são de responsabilidade do SPC Brasil e sim das empresas que são vinculados e utilizam desses bancos de dados.

Aos consumidores que estão com registro no sistema com mais de cinco anos a contar do vencimento do debito, o credor não tem mais como cobrar judicialmente a dívida e o sistema também não aceita mais o registro de inadimplência deste documento, mas não significa que a divida deixou de existir.

Como limpar nome do SPC

Quando o consumidor recebe a notificação em casa para o pagamento da dívida é importante que ele procure a empresa credora para negociar o débito pendente. No caso de identificar qualquer restrição do crédito em seu nome o consumidor pode solicitar ao lojista os dados da empresa que efetuou o registro de débito.

No caso de dúvidas procure o SPC mais próximo da sua cidade para efetuar o pagamento da dívida ficando com o nome disponível para qualquer compra sem correr o risco de constrangimentos devido às restrições inadimplentes.

Nenhum voto, seja o primeiro



Miriam Andrade
09/01/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook