Como tingir roupas velhas e desbotadas

Tingir suas roupas velhas e desbotadas pode ser uma ótima opção para criar um estilo próprio, sendo assim veja dicas de modelos em Tie Dye.

As roupas cm o passar do tempo, principalmente as cores escuras vão desbotando, por causa do sol e de ficar lavando várias vezes, fica com uma aparência de roupa velha. Mas, saiba que é possível tingir a roupa e deixá-la como era antes. Tingir a roupa é fácil, porém é preciso ter um cuidado especial com cada uma. Você primeiramente deve analisar o tecido, para comprar uma tinta especifica e obter um bom resultado.

Roupas tingidas

         

Dicas para tingir suas roupas

Na hora de tingir procure separar mais ou menos os tons, as roupas claras e escuras, assim vai ser melhor. Lembrando que as roupas claras podem ser tingidas de outra cor, por exemplo, uma peça branca pode ficar azul, verde, marrom, preto entre ouras cores, vai de sua preferência.

Já as peças escuras só podem ficar da mesma cor, ocorrendo uma pequena variação. Uma dica muito importa é procurar retirar o botão se possível, para que a peça não fique manchada, afinal o ferro poderá soltar algum tipo de resíduo e estragar a sua técnica,  se a tinta for concentrada prepare de acordo com as instruções do rótulo.

Técnica para tingir suas roupas

Se puder fazer um teste com um pequeno tecido é aconselhável. Para tingir suas roupas é preciso inicialmente identificar o tecido. Se for um tecido fino não é aconselhável tingir, mas se for um jeans, por exemplo, poderá tingir sem medo! O ideal é adquirir a tinta da cor desejada e seguir as instruções do rótulo, que serão bem parecidas com as instruções a seguir. Analise com calma e antes de colocar em prática LEIA ATENTAMENTE as instruções da embalagem. Elas deverão ser semelhantes ás seguintes:

Tinta de tingir roupa

Onde comprar?

Essas tintas podem ser encontradas facilmente em lojas de artesanato e também supermercados. É provável que você encontre estes modelos, mas se por acaso você encontrar outros tipos de tintas não se preocupe. Cerifique-se apenas de que seja a tinta certa para tingir roupas à sua preferência, e garanta a cor certa para não estragar tudo.

Como fazer?

O ideal é separar uma roupa por vez, se forem todas jeans poderão ser tingidas juntas, no entanto não é aconselhado. Depois de separar a peça, coloque um grande bacia ou panela de água para ferver, em seguida despeje a quantidade ideal de tintura dentro da água (a quantidade encontra-se destacada na embalagem de tinta), coloque a peça na bacia de tinta com o fogo ainda ligado, mexa bem a roupa, para que a tinta se espalhe. Se você quiser pode colocar um pouquinho de sal e vinagre, para ajudar a segurar a tinta. A roupa pode precisar ser tingida mais de uma vez. Na hora de passar pela segunda vez é indicado que ela esteja ainda úmida.

Técnica de tingimento

como pintar sua blusa velhinha e deixa-la Novissima

Técnica de Tie Dye

Técnica de Tie Dye

 Você já teve a oportunidade de usar um modelo de shorts como o da gravura acima? Se ainda não, saiba que essa cor e esse modelo pode ser feito em casa de uma forma simples e muito divertida, trata-se da técnica Tie Dye, uma maneira prática de tingir suas roupas e ainda conseguir um efeito incrível com o jogo de cores! Saiba como fazer em casa a técnica de tingimento Tie Dye e arrase no dia a dia!

Aprenda a fazer Shorts Tie Dye I

Aprenda a fazer Shorts Tie Dye II

0 voto



Nathalia
29/09/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. olá bom dia ,gostaria de focar que para tingir a roupa é melhor que esteja umida pois se tingimos ela seca como na imagem lá …entõa aconselho que moe a roua e esprema o bastante e ao colocar na panela tem que abrir pois como disse ela vai ficar manchado e com efeito indesejado do tipo degradé …experiencia de 20 anos !!

    Maria Reginalda de oliveira
    01/09/13 às 9:08 am

X
Curta a página