Como tirar a Primeira Habilitação

Para tirar a primeira habilitação é preciso seguir um longo caminho. Confira no artigo como proceder para ter sua permissão.

Tirar a primeira habilitação é o desejo da maioria dos jovens que acabaram de completar 18 anos. No entanto, sabemos que o procedimento não é tão simples quanto parece, pois é necessário se matricular na autoescola, fazer uma série de exames médicos, fazer o psicotécnico, assistir a aulas teóricas, fazer as aulas práticas e ser aprovado nos exames teórico e prático.

Jovem tirando CNH

         

Passos para tirar a primeira habilitação

Para poder tirar sua primeira habilitação é preciso atender aos seguintes requisitos:

• Ser maior de 18 anos;
• Saber ler e escrever;
• Ter documento de identidade;
• Ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) próprio.

Caso se enquadre nesses requisitos compareça a uma autoescola de sua confiança e faça sua matrícula. Com as instruções dadas pela autoescola dirija-se ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) para fazer seu cadastro.

Exame médico, oftalmológico e psicotécnico

Após fazer seu cadastro, registrar todas as suas digitais e tirar sua foto, o DETRAN irá te encaminhar para o exame médico/oftalmológico/psicotécnico. Ao ser aprovado nestes exames você leva os dados que comprovam sua aptidão na autoescola e a mesma te coloca em uma turma para assistir as aulas teóricas, as quais são essenciais para que você possa se tornar um bom condutor.

Mulher com a chave do carro na mão

Aulas teóricas

Nas aulas teóricas são ministradas aulas de mecânica básica, primeiros socorros, direção defensiva e legislação. Em todas essas aulas são dados simulados para que você possa testar seus conhecimentos e ver mais ou menos como será seu desempenho na prova teórica. Lembrando que os simulados podem ser feitos online e totalmente gratuitos, os quais permitem que o aluno esteja mais bem preparado no dia do exame.

Aulas práticas

Após ser aprovado no exame teórico é preciso passar pelas aulas práticas, onde o jovem faz um total de 20 aulas práticas (quatro delas são noturnas) e então faz o exame prático. Para ser aprovado no exame prático o aluno precisa acertar na baliza e ter um bom desempenho no percurso e na rampa. Caso seja reprovado, o candidato precisa pagar uma taxa e fazer o exame novamente após 15 dias.

Lembrando que primeiramente você tem a PPD (Permissão Para Dirigir) e caso não tenha cometido nenhuma infração de trânsito gravíssima ou que implique na anulação desta permissão, depois de um ano você recebe a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Veja abaixo alguns vídeos explicativos:

Placas de Trânsito - Sinalização de Advertência

0 voto







Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página