Conheça as placas de sinalização de trânsito

Placas de sinalização de trânsito são importantes tanto para quem já sabe dirigir como também para quem pretende tirar sua habilitação.

As placas de sinalização são de grande importância para o motorista. Geralmente as pessoas aprendem as placas básicas desde pequenos, mas algumas aprendemos apenas na hora de tirar uma CNH, que são placas não muito comuns. Muita gente acredita que as placas acabam atrapalhando o trânsito, porém sem as placas o trânsito da maioria das cidades, que já é bastante caótico, seria ainda mais perigoso.

Existem vários tipos de placa, e cada uma possui uma finalidade, podemos dizer que elas se dividem em:

                       
  •  Regulamentação – são circulares e vermelhas;
  •  Sinalização de obras – são em forma de losango e amarelas;
  •  Serviços auxiliares – são retangulares e azuis;
  •  Placas de indicação – são em formato de quadrados ou retângulos, e podem ser verdes, azuis ou brancas;
  •  Placas educativas – são retangulares e brancas, apenas com instruções de segurança aos motoristas.
  •  Placas de advertência – são em formato de losango e amarelas.

Placas de trânsito.

Para que servem as placas de trânsito

As placas têm como objetivo alertar os motoristas, controlando o trânsito e mantendo as pessoas com um pouco mais de segurança, isso quando elas são obedecidas. A sinalização em rodovias é feita com material refletivo, para que as pessoas possam ter mais visibilidade, em especial no período da noite.

As placas de “regulamentação” servem para informar sobre as obrigações, proibições e limitações. Geralmente esse tipo de placa é no formato redondo, com o fundo branco e borda em vermelho, o que ajuda da visibilidade, porém há algumas exceções.

Já as placas de “advertência” informam os perigos, que muitas vezes nem percebemos. Elas têm o formato quadrado, na cor preta e amarela. Elas alertam em especial sobre curvas, ferrovias, cruzamentos, entre outras coisas.

Já as placas de orientações são diversas, geralmente alertam os motoristas sobre destino, atrativos turísticos, serviços auxiliares, entre outras informações úteis para as pessoas. Vale a pena saber todos os significados, para não entrar onde não deve. Existem alguns livrinhos que ajudam bastante, como também aulas de sinalização, que vai lhe ajudar bastante.

Nomes das placas de Advertência

Nomes das placas de sinalização.

Nomes das Placas de Indicação

Placas de trânsito.

Nomes das placas de Regulamentação

Nomes das placas de trânsito.

Desrespeitar a sinalização de trânsito gera multas

Quem acredita que não precisa seguir a risca a sinalização de trânsito, pode causar diversos acidentes, e para coibir esse tipo de ação, de acordo com o código de trânsito brasileiro, deixar de seguir as instruções das placas pode acarretar em multas, que variam entre R$53,20 a R$957,69. Confira a tabela de preços e pontos na carteira das multas de trânsito brasileira:

Preços das multas de trânsito.

Preço das multas.

Tipos de multas de trânsito.

Valores e pontos na carteira pelas multas de trânsito.

1 voto



Nathalia
23/11/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook