Conheça os tipos de erosão

Tipos de erosao
As erosões acontecem pelos mais diversos fatores, que em sua grande maioria por fenômenos naturais, elas podem acontecer pela ação da água, do vento e também pelas ondas. Estas ações que acabam tirando do solo uma camada e assim deixando-o com um buraco.

A erosão é caracterizada pela destruição do solo e rochas, devido ao transporte de sedimentos que são levados pela ação dos agentes naturais citados anteriormente. O material removido é encaminhado para as partes mais baixar dos relevos e, conseqüentemente, provoca o assoreamento dos rios. Com isso, podemos concluir que o processo erosivo causa a destruição das estruturas (húmus, argila, areias, etc.) que compõem o solo.

                       

Este é um problema enfrentando em várias partes do mundo. Para minimizá-lo, é necessário aplicar práticas adaptadas para a conservação de solo. Em regiões florestadas, a erosão ocorre com menos freqüência. Entretanto, ela pode ser intensificada com o desmatamento, gerando um processo de desertificação.

Como já foi dito no inicio deste artigo, existem vários tipos de erosão. A erosão pela água é mais preocupante no Brasil, já que gotas de chuva ao entrarem em impacto com um solo sem vegetação retiram partículas que, conforme seu tamanho são facilmente carregadas pela enxurrada.

Já a erosão provocada pelo vento consiste no transporte aéreo ou por rolamento das partículas erodidas do solo. Ela é mais vista em desertos, na formação de dunas e de montanhas regulares. A erosão eólica, como também é conhecida, é um processo extremamente lento, podendo demorar séculos para deformar uma região montanhosa.

A erosão causada pelas ondas é oriunda da ação conjunta de vento e água. Ela consiste no atrito do mar com rochas, que acabam cedendo ao impacto da água e “liberando” pequenas partículas. Seus efeitos são notados em ambientes litorâneos, com isso o embate das águas nas margens provoca a desagregação do material.

Essas três são as formas mais conhecidas de erosão. Entretanto, não podemos nos esquecer da erosão glacial e química, que envolve todos os processos químicos que ocorrem nas rochas.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
04/12/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook