Conheça os tipos de redação

Não há nenhuma fórmula para escrever uma redação, mas é necessário saber algumas regras para escrever cada tipo de texto.

É preciso conhecer os diferentes tipos de redação.

Uma boa redação é importante em concursos, vestibulares, entrevistas de emprego e etc. Para ter um bom desempenho na escrita é preciso seguir algumas regras importantes, de acordo com cada tipo de redação, como: Narração, Dissertação e Descrição.

Uma redação precisa ser escrita de forma clara e objetiva, com introdução, desenvolvimento e conclusão (começo, meio e fim). Entre os principais erros da redação estão: fugir do tema no meio do texto ou trabalhar um assunto não correspondente ao mesmo.

Uma boa redação não pode ser nem muito grande, e nem muito pequena. Antes de passar a limpo leia e releia para corrigir os erros ortográficos. Uma boa dica é estar sempre atualizado com a notícia do mundo e ler bastante para ampliar o seu vocabulário.

Como escrever um texto Narrativo?

Na narração é contada uma história “narração de fatos”, onde é necessário relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por personagens envolvendo movimento e ação.

O que uma narrativa deve apresentar?

- Fato – sequência ordenada de ações que desencadeiam a história;
- Personagens – pessoas que fazem parte dessa história (fictícios ou não);
- Ambiente – lugar onde ocorreu o fato;
- Momento – tempo da ação.

Uma narração de fatos reais normalmente é encontrada em jornais, livros, história e outros. Já os fatos fictícios podem ser inventados com muita criatividade e imaginação. É importante ressaltar que o narrador pode estar ou não dentro dos acontecimentos, e pode ainda fazer intromissões de outros personagens, de acordo com a história.

Dicas para a redação Dissertativa

Como escrever uma redação dissertativa?

A dissertação deve ser escrita de maneira diferente, a qual deve ser produzida visando satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar. Há inclusive uma estrutura para a organização desse tipo de texto, que deve ser dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão (começo, meio e fim).

Mais sobre Conheça os tipos de redação

Na introdução é necessário apresentar de maneira clara o assunto que será tratado, onde devem ser delimitadas as questões referentes ao assunto. No desenvolvimento, é necessário expor as ideias, os pontos de vista, conceitos e informações sobre o assunto, convencer o leitor com argumentos sólidos e concretos. Já a conclusão é o momento final do texto, onde deve ser apresentado um resumo de tudo o que já foi dito e expor uma avaliação final do assunto discutido.

Dicas para escrever uma Descrição

No texto descritivo é preciso escrever sobre algo ou alguém, algum objeto, ideia ou sentimento, o leitor precisa imaginar o que está sendo descrito. Por isso, sempre deve-se expor com detalhes uma paisagem a alguém, uma pessoa ou um objeto.

Valendo a pena lembrar que para se fazer uma boa descrição, não é necessária que a mesma seja perfeita, pois o ponto de vista do observador varia de acordo com seu grau de percepção.

Vídeo explicativo sobre os tipos de redação

No vídeo abaixo você confere os exemplos de redação com a Professora Sandra Franco.




Fabio
09/01/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Conheça os tipos de redação

Destaque

Estádios da Copa 2014 no Brasil

Estádios da Copa 2014 no Brasil

Veja Também

Banco do Brasil trabalhe conosco 2013