Consulta de CPF

A consulta do CPF pode ser feita através do site da Receita Federal. Leia o post e veja como consultar a situação do seu CPF.

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas é um dos documentos mais importantes. Para obtê-lo, basta se dirigir há um dos correios ou agências bancárias, fornecer alguns dados e pagar uma taxa de aproximadamente seis reais. Assim em poucos dias ele será enviado via correios para a sua residência.

Como tirar CPF pela Internet

Como tirar CPF pela Internet, fazer grátis

                       

O que é o CPF

O Cadastro de Pessoa Física é o registro de um cidadão na Receita Federal, onde estão armazenadas as informações de todos os contribuintes brasileiros. Ele contém dados fornecidos pelo próprio contribuinte e por outros órgãos da receita. Sua posse não é obrigatória. Entretanto, aqueles que não possuem CPF, não podem realizar operações financeiras, como: abrir uma conta em banco, prestar algum concurso público, tirar CNH – Carteira Nacional de Habilitação, etc, sendo assim é essencial ter em mãos o seu CPF.

CPF

Consulta de CPF

Até 2008 a falta de envio da Declaração Anual de Isento resultava no cancelamento da inscrição do contribuinte. Recentemente o governo lançou o e-CPF, uma espécie de documento eletrônico em forma de certificado digital. Ele garante a autenticidade e, principalmente, a integridade na comunicação entre pessoas físicas e a SRF – Secretaria da Receita Federal. Este recurso também é utilizado para entregar declarações de imposto de renda e outros tipos de documentos.

Com a ajuda da internet o contribuinte ainda pode fazer a consulta do seu CPF. Atualmente, este serviço é utilizado por várias empresas e instituições financeiras. No relatório de consulta, são disponibilizadas uma série de informações do usuário, como data de nascimento, região de origem do documento, assim como sua situação, endereço, telefone residencial, número total de consultas, pendências, restrições financeiras, protestos, ações civis, etc. A consulta do CPF poderá ser feita através do site da Receita Federal.

SPC Serasa

Para que servem as consultas

Geralmente essas consultas são feitas por instituições do comércio, que precisam saber se a pessoa está com o sono sujo na praça, para saber se pode ou não efetuar a venda. Sendo assim é importante estar atento ao pagamento em dia de suas contas. Além disso a própria pessoa física pode realizar suas consultas. Veja como.

Como realizar a consulta?

Acesse o site da Receita Federal.
• Clique em “Cadastro”, no campo cidadão (pessoa física) ou empresa (pessoa jurídica).
• Informe o número do documento.
• Digite os caracteres exigidos.
• Clique em consultar.

Impressão do comprovante

Na tela do computador aparecerá em que situação se encontra o seu CPF. Para imprimir o comprovante clique na guia “Preparar página para impressão” que aparece no canto inferior direito.

Consulta CPF CNPJ

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
31/07/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook