Consultar INSS em atraso

Deseja consultar seu INSS em atraso? Saiba como fazer a consulta no site do INSS e confira ainda mais informações sobre o órgão.

Para ser um assegurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), basta dar sua contribuição a Previdência Social. Aqueles que trabalham com carteira assinada já estão filiados ao órgão. Já os autônomos e os que prestam serviços temporários devem se inscrever na categoria contribuinte individual.

A instituição também oferece o modo contribuinte facultativo, destinado aos estudantes, donas de casa, desempregados, enfim, pessoas que não possuem renda própria. Fazendo o pagamento a Previdência, você tem direito há vários benefícios, tais como: aposentadoria, auxilio doença, salário maternidade, salário família e pensão por morte.

                       

É claro que, para recebê-los, além de estar cadastrado no sistema como contribuinte, você precisa se encaixar em alguns pré-requisitos. A aposentadoria, por exemplo, é liberada para trabalhadores que atingem 65 anos, no caso dos homens; ou 60 anos, no caso das mulheres. Já para a aposentadoria por tempo de serviço, ela é equivalente a 35 para homens;  ou 30 anos para mulheres. Quando se trata da aposentadoria por invalidez, não existe idade mínima ou máxima.

Logo INSS

Como fazer a consulta do INSS em atraso?

Caso seja um contemplado do INSS, você pode consultar os seus benefícios através do site da Previdência Social, a página também oferece outros serviços ao cidadão brasileiro, como fórum de dúvidas, lista de órgãos colegiados, informações para contato e muito mais.

Você ainda pode conferir se sua contribuição está em atraso. Na mesma janela, você encontra a opção “como utilizar a tabela”, que traz todas as informações necessárias para que o usuário possa fazer o cálculo do valor em débito.

O que é o INSS

Embora muitas pessoas ouçam falar sobre o INSS, poucas delas conhecem o que realmente o órgão significa. INSS é a sigla de Instituto Nacional do Seguro Social, tal órgão é o caixa da Previdência Social, responsável pelo pagamento das aposentadorias e dos demais benefícios que os trabalhadores brasileiros têm direito (com exceção dos servidores públicos).

Além da aposentadoria por tempo de contribuição, a Previdência Social ainda garante a aposentadoria por idade e invalidez; auxílios doença, acidente e doença por acidente de trabalho; salário-maternidade e família; pensão por morte; reabilitação e 13º salário.

A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde. A contribuição deve ser feita tanto pelo empregado quanto pelo empregador, por isso exija que seu patrão assine sua carteira de trabalho, pois sem ela você não poderá receber tais benefícios.

Vídeo sobre a carteira de trabalho

Saiba quais são seus direitos através deste vídeo explicativo.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
20/08/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook