Consultar situação do CPF

Consultar situação do CPF

O CPF (Cadastro Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes para os cidadãos Brasileiros, é um registro do cidadão na Receita Federal de todos os contribuintes, pessoas físicas brasileira ou estrangeira com negócios no Brasil.

O documento possui onze dígitos, sendo único para cada pessoa e não muda, mesmo em caso de perda, porém ele não é obrigatório, apenas essencial para algumas operações financeiras, como abrir contas em bancos, lojas, tirar o passaporte, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de outros.

Vale lembrar que o CPF pode ser cancelado por diversos motivos, como quando o contribuinte não apresenta declaração de Imposto de Renda por dois anos consecutivos, por fraude/vício, ou outros motivos.

Recentemente o governo lançou um projeto para facilitar a vida dos brasileiros, o e-CPF, um documento eletrônico, ou seja, como se fosse uma versão digital do CPF, garantindo a autenticidade e integridade na comunicação, em conjunto com a Secretaria da Receita Federal.

Para saber se o seu documento CPF está com alguma pendência, acesse agora mesmo o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp), é necessário fornecer o número de CPF e digitar os caracteres disponíveis ao lado. Em seguida faça a consulta, onde será direcionado a outra página, com todas as informações do documento.

A consulta não fornecerá situação financeira, apenas o nome do contribuinte, Situação Cadastral (Regular, cancelado, suspenso, nulo, ou outra pendência), data e hora da pesquisa, além do código de controle do comprovante. Nesse mesmo portal acima é possível encontrar mais informação. Acesse!

26/05/11 por Nathalia

   



Mais informações por email

Comentar