Definição de alongamento

O alongamento é essencial antes de qualquer atividade física, mas também pode ser feito para começar o dia com mais disposição.

DEFINIÇÃO DE ALONGAMENTO

Alongamento define-se como o aumento da flexibilidade do músculo feito através de exercícios moderados e selecionados. Não precisa de nenhum equipamento específico.

                       

Os exercícios podem ser realizados sozinhos ou com parceiros de alongamento, o que não pode ocorrer é que um se compare com o desenvolvimento do outro, pois cada um tem o seu desenvolvimento, sua velocidade e sua agilidade. Não é bom acelerar ou aumentar sua capacidade para se mostrar superior ao outro, já que isso pode causar graves danos ao seu corpo e a sua saúde.

Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre alongamentos e como se alongar corretamente.

Como os alongamentos devem ser feitos?

Devem ser feitos exercícios leves e tranquilos para o relaxamento e alongamento dos músculos do seu corpo. O ato de alongar pode ajudar no desenvolvimento de seu estilo de vida e oferece bônus a sua saúde. Sua prática é fundamental para uma vida mais saudável.

O alongamento estica a musculatura. Ele é necessário antes do exercício, para aquecer e após para garantir a flexibilidade, evitando que os músculos fiquem encurtados, podendo causar lesões e dores.

A dica é começar aos poucos, pois o exagero também pode trazer malefícios, como a perda da flexibilidade. A prática regular pode oferecer: relaxamento; melhora da coordenação, elimina a tensão muscular; evita lesões, ativa a circulação.

Horário para realização do alongamento

O alongamento é essencial antes de qualquer atividade física, mas sabemos que ele pode ser realizado a qualquer hora do dia, principalmente de manhã, para poder começar o dia com mais disposição. Porém, devem-se respeitar os seus limites, como da estrutura muscular, flexibilidade, além de outros limites pessoais.

Em caso de dúvida um especialista deve ser consultado, pois assim ele pode passar uma série de informações sobre o assunto e esclarecer qualquer divergência. Os alongamentos devem ser realizados gradativamente, com postura, de forma confortável.

Alongamento em casa

Muitas pessoas não tem o costume de se alongar, mas devemos lembrar que os alongamentos podem nos ajudar bastante. Recomenda-se fazer uma série de alongamentos até mesmo em casa, antes de começar as atividades diárias.

Alongamento no trabalho

O alongamento no trabalho é muito importante, principalmente se você trabalha em um escritório e passa a maior parte do dia sentado. Esses alongamentos ajudam a evitar o sedentarismo e são essenciais para prevenir a má circulação.

AULA 01 ALONGAMENTO

2 votos



Fabio
02/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook