Dicas de como escrever uma redação dissertativa

Uma redação dissertativa deve conter três passos fundamentais, que são: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Veja as dicas no post.

Dicas para escrever uma boa redação

A redação dissertativa é uma das mais exigidas em vestibulares.

Não é todo mundo que consegue escrever uma boa redação, seja por causa do hábito de não ler, por não gostar de fazer isso ou então por não ter desenvolvido essa habilidade de maneira correta. Apesar de haver vários gêneros textuais, o dissertativo é o mais pedido em vestibulares e concursos públicos. Ele é bem diferente das redações narrativas e descritivas e, portanto, tudo que for escrito, deve ser muito bem analisado anteriormente, pois, caso contrário, você cometerá uma série de erros e não conseguirá obter um bom desempenho na sua prova.

Dicas para escrever uma redação dissertativa

Menina escrevendo uma dissertação. • Primeiramente você deve ler o tema e compreendê-lo, tentando não fugir para outro assunto quando começar a redigir. • Pense nos aspectos positivos e negativos sobre o assunto e forme seus argumentos. • Nunca utilize frases ou palavras como “Eu penso”, “Eu acho”, “Talvez”, “Atualmente”, “Nós”… • Gírias e ditados populares nunca devem ser mencionados. • A norma culta da Língua Portuguesa deve prevalecer. • Apresente soluções para resolver os problemas. • Esteja sempre bem informado sobre tudo o que ocorre no mundo em jornais, revistas, livros, entre outros. • Respeite a quantidade determinada de linhas que são pedidas. • E nunca se esqueça de colocar um título.

                       

Como você já deve saber, a redação dissertativa precisa de três princípios básicos:

Passos da redação dissertativa

Passos para escrever uma redação dissertativa

Introdução

A introdução é a primeira parte da redação, normalmente composta por 5 linhas, é considerada uma sinopse do que será tratado no próximo passo (desenvolvimento). Esse parágrafo deve chamar a atenção do leitor, com argumentos fortes e verídicos, sem começar as explicações antes do tempo.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte do meio do artigo, também conhecida como argumentação. Normalmente composta por vinte linhas. Nessas linhas o escritor precisa desenvolver as ideias propostas na introdução, não esquecendo nenhum assunto, defendendo o ponto de vista.

Conclusão

E para finalizar a conclusão, o fecho do texto, que deve ser em média de 5 linhas, assim como a introdução para finalizar o pensamento, apresentando possíveis soluções para o problema. No entanto, jamais o escritor deve se incluir, evitando começar por: “concluindo, finalizando, enfim”, ou palavras semelhantes. A redação deve chamar a atenção do leitor, entretanto, não pode ser muito grande para não cansá-lo. A letra deve ser bem legível, e cuidado com os acentos. São esses pequenos detalhes que fazem a diferença no final. É importante evitar frases muito curtas e muito longas, pois desequilibram o texto. O assunto precisa ser bem elaborado, para chamar a atenção do leitor. Procure não ficar nervoso na hora da avaliação. Além disso, leia bastante revistas e jornais, para ficar informado sobre as principais noticias do Brasil e do mundo, que são os assuntos que mais caem nos vestibulares. E o mais importante, treine todos os dias para melhorar a escrita.

Como fazer uma dissertação parte 1/2

Redação - Dissertação - Parte 1 -2

Como fazer uma dissertação parte 2/2

Mais dicas sobre redação

Confira outras matérias sobre dicas para escrever uma boa redação.

Como escrever um texto dissertativo

Como fazer uma boa redação

Redação pronta Exemplos

2 votos



Fabio
02/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook