Dicas para dormir bem a noite

Dormir oito horas por dia, fazer uma alimentação balanceada e outros fatores ajudam a garantir um boa qualidade de sono. Confira!

Como dormir bem

Algumas mudanças de hábitos podem melhorar a qualidade de vida

A correria do dia-a-dia, trânsito, má alimentação, entre outros fatores podem atrapalhar a sua noite de sono. Esses fatores, por mais simples que pareçam podem afetar a vida profissional e pessoal. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas importantíssimas para dormir bem e ter mais ânimo durante o dia.

Como dormir bem?

1. Durma de preferência no mesmo horário: Essa prática pode ajudar e muito. Mantenha sempre um horário regular para deitar e acordar, assim o seu corpo vai se acostumando, sempre no mesmo horário aquele sono começa a "aparecer", é um hábito que deve ser criado por qualquer pessoa, independente da idade.

2. Evite levar os problemas para cama: Ficar pensando nos problemas pode causar ansiedade, atrapalhando o sono. A dica é pensar em coisas boas para dormir melhor.

3. Apague a luz: Segundo especialistas a dica é apagar todas as luzes e deixar o quarto bem escuro, inclusive tirar os aparelhos da tomada que emitem aquela pequena luz como: televisão, computador, rádio ou qualquer outro aparelho eletrônico que possa atrapalhar.

4. Evite bebidas alcoólicas: Além de prejudicar o sono a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas também podem causar outros problemas de saúde. Além disso, a ressaca pode atrapalhar o seu dia provocando dor de cabeça e mal-estar.

5. Não faça automedicação: Uma grande parte da população usa medicamentos para dormir sem orientação médica, o que pode agravar ainda mais a situação. Em muitos casos a pessoas acabam "viciando" no remédio e não conseguem dormir sem o medicamento. Nesse caso a melhor alternativa é consultar um médico especialista.

Dormir bem

6. Evite chá, café e refrigerantes: Esses produtos possuem um alto teor de cafeína que pode ajudar a eliminar o sono. A dica é beber com moderação e algumas horas antes de ir se deitar e em pouca quantidade.

7. Coma pouco antes de ir se deitar: Antes de ir dormir evite comer muito e principalmente os alimentos pesados. A recomendação é jantar às 06h00 no máximo 07h00 para fazer a digestão. Caso fique com fome invista em uma refeição mais leve.

8. Dicas de atividades antes de dormir: Qualquer atividade física promove benefícios para a saúde. Procure fazer algum exercício cerca de quatro horas antes de ir se deitar para que o corpo não fique muito agitado quando for para a cama. Depois desse horário podem ser realizadas qualquer atividade relaxante.

9. Beber um copo de leite: Quem teve um dia estressante pode optar beber um copo de leite morno antes de ir dormir, pois ele possui uma substância conhecida como triptofano que ajuda na produção de serotonina, contribuindo para uma boa noite de sono.

10. Dormir oito horas por dia: Durma no mínimo oito horas por dia, esse é o tempo necessário para o corpo e a mente descansar e repor todas as energias gastas durante o dia.

Dormir bem

Em relação ao travesseiro, troque-o a cada dois anos para evitar problemas. Procure deitar em uma posição que favoreça a coluna vertebral, segundo os médicos dormir de lado é a melhor alternativa. Os ombros não devem ser apoiados no travesseiro.

Já a troca do colchão vai depender das instruções do fabricante. Um colchão pode durar até dez anos, claro que tudo vai depender do peso indicado, qualidade e outros fatores que aumentam a durabilidade do mesmo.

Quem dorme bastante de barriga para baixo o travesseiro ideal é o mais baixo, no entanto os médicos não aconselham dormir nessa posição. Quem dorme de barriga para cima também deve optar por um travesseiro baixo e outro abaixo dos joelhos.

Mantenha sempre o quarto limpo e arejado, além de lavar com frequência o lençol. Em caso de manchas amareladas no colchão significa que é hora de trocá-lo.

12/07/12 por Nathalia

   



Mais informações por email

Comentar