Dicas para incentivar seu filho a ler

Manter o hábito da leitura é muito importante em qualquer faixa etária. Veja como incentivar seu filho a adquiri-lo e mantê-lo.


Dicas para incentivar seu filho a ler

Pessoas que possuem o hábito da leitura conseguem se expressar melhor e, conseqüentemente, conquistam melhores oportunidades. Para que seu filho tenha o hábito da leitura desde cedo é essencial incentivá-lo sempre.

         

Comprar livros e fazer com que as crianças adquiram o hábito de ler desde cedo é essencial para que elas tenham prazer ao ler um livro. Caso o hábito tenha sido incentivado desde a infância, certamente a criança verá a leitura com olhos diferentes, e não como uma obrigação, como acontece na maioria dos casos.

Muitas crianças lêem apenas porque lhes é cobrado na escola, mas isso não deve acontecer, pois a leitura é algo necessário em nosso dia a dia. Ao lermos jornais e revistas, ficamos bem informados sobre os acontecimentos. Mas quando lemos um livro, passamos por situações bem diferentes e também ampliamos nosso vocabulário e conhecimento.

No entanto, embora tenhamos conhecimento do quanto a leitura é importante, não sabemos como incentivar nossos filhos a adquirir esse hábito. Para isso, seguem abaixo algumas dicas:

• Durante a gestação

Neste período, a fim de familiarizar o bebê com a voz dos pais é importante a leitura de poemas e historinhas infantis;

• Idade pré-escolar

Nesta faixa etária é indicado fazer com que a criança veja a leitura como uma brincadeira, devendo cercá-la com livros adequados à sua idade a fim de incentivar a leitura dos mesmos;

• Alfabetização e pré-escola

Durante este período é necessário que os pais valorizem a leitura na família, pois uma criança que vê os pais lendo tem mais interesse em reproduzir o hábito;

• Pré-adolescência

Na pré-adolescência, as leituras tornam-se obrigatórias na escola, o que faz com que muitas crianças vejam a leitura como algo ruim em suas vidas. Para que isso não ocorra com seu filho, ofereça exemplos divertidos de livros dentro de casa;

• Adolescência

Nesta fase da vida é primordial incentivar os adolescentes a utilizarem a internet para buscar conteúdos educativos e compartilhá-los com os amigos através das redes sociais.

0 voto



Lucimara
13/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página