Dinâmicas para o primeiro dia de aula


Dinâmicas para o primeiro dia de aula

No primeiro dia de aula as crianças costumam ficar um pouco acanhadas, pois não conhecem a escola, os professores e a turma. Por isso, é indicado optar por fazer algumas dinâmicas a fim de promover um maior entrosamento entre as mesmas.

         

É necessário que a professora da sala mostre-se empenhada em exercer seu papel dentro da sala de aula, devendo conversar com a turma sobre seu método de trabalho e como gosta que as coisas funcionem, pois assim a turma já poderá ficar esperta quanto às regras impostas pela professora.

Existem várias dinâmicas que podemos fazer no primeiro dia de aula. Abaixo seguem algumas das mais indicadas:

Meu nome é…
Essa dinâmica é muito importante para que as crianças se conheçam melhor e comecem a formar seus laços de amizade.
Para a dinâmica é necessário fazer crachás com o nome das crianças e colocar no chão da sala, no meio de uma roda.
Então, peça que cada uma identifique seu nome. Conte quantas letras compõem seu nome e faça-as notar que letras iguais podem formar nomes diferentes.

Direitos e deveres…
Já nos primeiros dias de aula é necessário que a escola informe seus novos alunos sobre seus direitos e deveres. É indicado que a professora da turma leia o regulamento da escola e peça para que eles façam cartazes com os direitos e deveres que acharam mais interessantes a fim de anexá-los nas paredes das salas.

O que vamos aprender
No começo do ano sempre dá aquele friozinho na barriga quando pensamos nas matérias que iremos aprender. Assim, para tranqüilizar um pouco a turma, é indicado que você escreva algumas dúvidas e expectativas da turma e peça para que alunos das turmas seguintes as respondam, pois os mesmos já passaram por essa experiência. Essa dinâmica promove um maior entrosamento entre as turmas.

0 voto



Lucimara
24/03/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. boa noite.eu aprendi muito com a dinãmica de voces obrigado.

    alessandro
    21/01/14 às 10:24 pm

X
Curta a página