Doenças causadas pelo uso de computador

As doenças causadas pelo uso de computador estão cada vez mais frequentes. Veja quais são elas e confira como preveni-las.


Tecnologia contra a saúde

O mau uso do computador pode trazer sérias consequências para a nossa saúde. Nos dias atuais a tecnologia já se tornou mundial, o acesso a internet se tornou comum no mundo em que vivemos, devido a essa modernidade extraordinária, muitas pessoas passam horas e horas em frente ao computador, principalmente adolescentes, seja jogando ou em redes sociais.

Por mais que isso pareça inofensivo a nossa saúde, essa prática pode trazer malefícios irreversíveis.  Por isso, vamos falar um pouquinho mais sobre esse assunto, vamos analisar todos os prejuízos de ficar muito tempo em frente ao computador, falaremos um pouco mais sobre postura e também a respeito da visão, além de analisar as principais doenças causadas pelo mau uso do computador ou notebook. Fique atento!

         

Usando o computador por muito tempo

Principais doenças causada pelo mal uso do computador

Não há nada de errado em utilizar a tecnologia a seu favor, o computador de fato tem tornado a vida das pessoas muito mais prática, no entanto, utilizá-lo de forma indevida pode trazer prejuízos, tais como, doenças potencialmente sem cura, caracterizadas por dores crônicas na coluna, postura errada, adormecimento das mãos e deslocamento dos ossos.

Entre os principais problemas podemos destacar tanto os físicos como os psicológicos. Entre as doenças mais comuns está a L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) e o D.O.R.T (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho). Vamos falar mais a respeito destas a seguir.

LER/DORT – Esforço Repetitivo

LER DORT

L.E.R – Lesão por esforço repetitivo

A L.E.R  consiste em uma síndrome que causa dores nos membros superiores causando incapacidade funcional, essa síndrome possuí diversas formas de ser conhecida, mas a mais correta delas é ‘Síndrome de Dor Regional’. O diagnóstico dessa doença consiste em dor, desconforto, fadiga, formigamento, dormência, enrijecimento muscular, falta de firmeza não mãos, sensação de diminuição da força, entre outros sintomas que podem se agravar com o tempo.

D.O.R.T- Distúrbio osteo-muscular relacionado ao trabalho

A L.E.R também é conhecida como D.O.R.T, L.T.C – Lesão por Trauma Cumulativo e A.M.E.R.T – Afecção Muscular Relacionada ao Trabalho. São todas síndromes causadas por excesso de movimentos repetitivos, é interessante notar que a doença é causada pela repetição de movimentos continuamente, por longos períodos. Como digitar, usar mouse sem apoio, e até uma simples postura inadequada.

LER & DORT

LER & DORT.wmv

Doenças causadas por esforço repetitivo

Exercite-se

Tenossinovite: É a inflamação do tendão e do tecido que recobre os  tendões, gera dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada.

Bursite: É a inflamação da bolsa cheia de líquido conhecida como bursa, que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso. A doença pode ser aguda ou crônica.

Tendinite: É a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. A mesma tornou-se uma perigosa doença ocupacional.

Artrose: A artrose ou osteoartrite é o distúrbio mais comum das articulações. Em geral, a causa da artrose é desconhecida. Ela está relacionada principalmente ao envelhecimento.

Lordose: É um transtorno definido por uma curvatura excessiva da coluna para dentro. Ela difere das curvas normais da coluna nas regiões cervical, torácica e lombar, as quais são, até certo grau, cifóticas ou lordóticas.

Cifose: É definida como um aumento anormal da conexividade anterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.

Escoliose: É um desvio da coluna vertebral, resultando em um formato de “S” ou “C”. É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade.

Doenças oculares: As doenças oculares causadas podem ser as mais diversas, tais como atrofilia óptica, conjuntivite, entre muitas outras que são causadas devido a falta de lubrificação nos olhos.

Síndrome do Túnel do Carpo: É uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.

Síndrome de Quervain: É uma forma de tendinite crônica.

Fibrosite: É definida quando clinicamente encontramos um determinado grupo muscular comprometido que desenvolve faixas de contratura.

** Existem também as doenças psicológicas, como o próprio vicio, as pessoas acabam se tornando dependente, deixando até de comer, ter suas horas de laser e tudo mais para ficar na internet. Mas como reverter esse problema?

Cuidados para evitar lesões por esforço repetitivo

Dicas

Essa não é uma tarefa fácil, mas que com certeza vai fazer toda a diferença. A primeira dica é fazer um revezamento de tarefas, parar um pouco para descansar e alongar o corpo. Outros fatores indicados também são:

  • Mantenha uma postura ereta.
  • Veja quais as tarefas que lhe tragam desconforto, e tente fazê-la de outra forma.
  • Faça outros tipos de movimentos.
  • Faça pequenas pausas durante o trabalho, de preferência de 10 minutos.
  • Alongue o corpo durante o trabalho.
  • Pratique atividades físicas.

São quesitos básicos, mas que podem fazer toda a diferença, sendo assim reveja os seus conceitos e evite problemas de saúde. A grande maioria dessas doenças podem ser evitadas com esses cuidados simples, mas é necessário que haja um empenho grande de nossa parte. Lembre-se sempre de manter uma boa postura e colocar a saúde em primeiro lugar.

Saiba como evitar problemas com esforços repetitivos

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. agora eu aprendi a centar coretamente em frente o meu pc

    carlos eduardo
    12/04/13 às 5:53 pm
  2. isso me ajudou muito no meu trabalho

    ana beatriz alves
    12/03/13 às 9:51 am
  3. adorei ajudou muito a fazer o trabalho

    arthur silva de oliveira
    12/03/13 às 9:48 am
  4. Essas doença podem ser evitado por nós é só reduzir-mos o uso do pc. Se eu já disse xto aspera da resposta

    Elsa mariana benjamim
    20/08/12 às 7:26 pm
  5. Essas doença podem ser evitado por nós é só reduzir-mos o uso do pc.

    Elsa mariana benjamim
    20/08/12 às 7:23 pm
  6. adoooorei cada palavra desse texto!!!!!!!!!!!!!

    leticia reis
    11/06/12 às 1:52 pm

X
Curta a página