Dúvidas sobre menstruação atrasada

A menstruação atrasada nem sempre é sinônimo de gravidez, saiba o que também pode causar esse atraso através do post abaixo.

DÚVIDAS SOBRE MENSTRUAÇÃO ATRASADA

Existem diversas causas para o atraso menstrual.

Para a maioria do público feminino, menstruação atrasada é sinônimo de gravidez. Caso não saiba, muitas mulheres têm sua menstruação desregulada e nem por isso estão grávidas. Algumas chegam a menstruar duas vezes por mês, outras passam vários dias com o seu ciclo atrasado.

Fatores que podem atrasar a menstruação

Vários fatores podem provocar este tipo de problema. Quem pratica atividade física em excesso, por exemplo, corre um risco maior de ter atraso na menstruação. O mesmo acontece entre as mulheres que não seguem uma dieta equilibrada. O consumo exagerado de determinados alimentos pode prejudicar o seu ciclo e causar sérios transtornos.

                       

Há casos em que a falta do fluxo menstrual é causada pelo uso de anticoncepcionais, pois a pílula inibe a liberação de alguns hormônios femininos e a mulher pode ter algum atraso. Isso geralmente acontece no início do tratamento, o que não significa que ela deve parar de tomar o remédio, mas sim procurar um especialista.

Principais causas do atraso menstrual

DÚVIDAS SOBRE MENSTRUAÇÃO ATRASADA

- má alimentação;
– anticoncepcional inapropriado;
– excesso de atividade física;
– estresse e fatores emocionais;
– uso frequente da pílula do dia seguinte;
– doenças (como síndrome do ovário policístico).

O atraso menstrual ainda pode estar associado ao estresse e a fatores emocionais. Portanto, é importante manter a calma, mesmo diante da correria do dia a dia. Contar com a ajuda de um profissional, como um psicólogo, por exemplo, ajuda a deixar os nervos sob controle.

A amenorreia (menstruação atrasada) também tem ligação com a síndrome do ovário policístico. Segundo pesquisas, esta doença atinge 6% da população feminina em idade reprodutiva. Ela é caracterizada pela ausência prolongada de menstruação e pelo hirsutismo, aumento de pelos em várias regiões do corpo (causado pela produção de hormônios masculinos).

Dúvidas frequentes sobre menstruação atrasada

Porque a menstruação atrasa?

Diversos fatores podem colaborar para o atraso menstrual, como disfunções uterinas, uso de medicamentos, ingestão de bebidas, cafeína, alimentação inadequada, falta de vitaminas, excesso de peso, perda de peso, entre outros.

Mesmo que você seja sempre regulada, pode ser que a sua menstruação atrase em determinados períodos, mas isso nem sempre significará que você está grávida.

Devo ir ao médico quando minha menstruação atrasar?

Nem sempre. Em determinadas situações os atrasos menstruais costumam surgir em decorrência de alguns hábitos diários, não há porque se apavorar, até mesmo porque dentro de alguns dias a menstruação aparecerá e tudo voltará ao normal.

A ida ao médico é indicada somente quando o atraso é prolongado.

Atraso menstrual é sempre gravidez?

Atraso menstrual nem sempre é gravidez, mas é preciso manter-se atenta sempre.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
13/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.