Exames para recém-nascido

Alguns exames precisam ser realizados logo que o bebê nasce. Confira aqui quais são e a sua importância, além de algumas vacinas.


bebê

Em todas as maternidades é obrigatório fazer alguns exames no recém-nascido para detectar doenças precocemente

Alguns exames médicos precisam ser realizados logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido, com o objetivo detectar possíveis doenças precocemente. Doenças essas que podem não apresentar sintomas rapidamente, mas se forem diagnosticadas logo no início possuem mais chances de cura. Antes de deixar a maternidade, além dos exames realizados o bebê também recebe o acompanhamento do médico pediatra.

Antes de qualquer procedimento o médico vai fazer uma avaliação de todas as partes do corpo do recém-nascido, verificando sua respiração, batimentos cardíacos, tônus muscular, pesagem, medições, audição, tato, entre outros, que recebe o nome de “Boletim de Apgar”. Abaixo você confere os principais exames que devem ser realizados.

         

Teste do pezinho

O teste do pezinho é o exame mais famoso realizado em todas as maternidades sejam públicas ou particulares. Até o momento existem dois procedimentos o básico e o ampliado. Ambos os testes consistem na coleta de sangue do calcanhar do recém-nascido. O teste básico é obrigatório que tem como finalidade detectar doenças como PKU ou fenilcetonúria (deficiencia no metabolismo do aminoácido fenilalanina), TSH ou T4 (aponta o hipotireoidismo congênito), IRT (detecta fibrose cística, que ataca principalmente os pulmões) e  a Eletroforese de hemoglobina (detecta doenças sanguíneas como a anemia falciforme).

Já o teste ampliado é capaz de detectar mais de 30 doenças diferentes, em especial a hiperplasia congênita da supra-renal, deficiência da biotinidase, galactosemia, deficiência de G6PD, toxoplasmose entre muitas outras. Esse teste normalmente não é obrigatório, mas pode ser pedido pelo pediatra ou os pais podem solicitar de acordo com a maternidade.

Teste do olhinho

Direitos do bebê

O teste do olhinho também é obrigatório feito com um oftalmoscópio que emite um suave e inofensivo reflexo vermelho diretamente para os olhos do recém-nascido, capaz de detectar doenças como a catarata, glaucoma congênito, retinoblastoma, tumores entre outras doenças. A descoberta precoce pode trazer o desenvolvimento normal da visão, por isso é tão importante e precisa ser realizado logo nos primeiros dias de vida do bebê.

Teste da orelhinha

O teste da orelhinha também conhecido como triagem auditiva é capaz de detectar doenças auditivas através de alguns equipamentos verificando se o recém-nascido escuta perfeitamente. O exame é realizado por um fonoaudiólogo que vai utilizar a técnica de Emissões Otoacústicas Evocadas que dura no máximo de 10 a 15 minutinhos.

Tipagem Sanguínea

A tipagem sanguínea é o exame que vai indentificar o tipo do sangue, se é A, B, AB, O -, ou outros, que é importantíssimo em caso de emergências médicas. O exame é feito do sangue também recolhido pelo teste do pezinho sendo obrigatório a todas as maternidades .

Vacinas

Ao nascer

- BCG-ID – Dose única.
- Hepatite B – 1ª dose (de 3)

1° mês

- Hepatite B – 2ª dose.

2° mês

- Sabin (Paralisia Infantil) – 1ª dose.
- Tríplice (Difteria, tétano e coqueluche) – 1ª dose.
- Haemophilus – 1ª dose.
- Pneumo conjugada – 1ª dose.
- Rotavírus – 1ª dose.

0 voto



Nathalia
27/06/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página