Folclore qual a sua origem

O folclore brasileiro conta com histórias incríveis. Confira aqui mais informações sobre a origem do folclore brasileiro.

Origens do folclore brasileiro.

saiba quais as origens do folclore brasileiro.

Em um país tão grande quanto o nosso, é natural que cada região tenha a sua própria quantidade de danças, histórias, crenças, mitos e lendas. E é também importante ressaltar que, a origem do folclore jamais pode ser muito precisa, pois é muito difícil encontrar o verdadeiro local de onde surgiu determinada lenda, pela primeira vez.

Qual a origem do folclore

Tentar achar a origem do folclore é como tentar encontrar a origem das palavras. por mais que saibamos que elas derivam de algum lugar, é praticamente impossível saber o momento exato de sua criação.

         

O que significa folclore

Folclore é tudo aquilo que envolve a cultura de um povo, como suas lendas, histórias, tradições, danças e músicas típicas, manifestações artísticas, mitos e até mesmo seus deuses antigos.

FolcloreAssim sendo, cada povo possui seu próprio folclore, que pode até mesmo ser muito parecido com os de um povo distante, porém com algumas características próprias.

Como por exemplo a lenda das sereias, que dependendo de região do mundo onde é contada, esses seres variam de bons a terríveis, deuses a amaldiçoados, amigos da natureza, ou inimigos, mas existem em praticamente todas as culturas.

Origem do folclore no Brasil

Nosso país possui uma grande quantidade de mitos e lendas, que são contatos de maneiras diferentes em cada estado, ou até mesmo em cada cidade.

A origem de nosso folclore se mistura com nossa origem enquanto pátria. Como sabemos, em 1500, os Portugueses aqui chegaram, e colonizaram nossas terras. Mas muito antes disso, nossos índios já possuíam seu próprio folclore.

Ocorre que, com a chegada do novo povo, muito dessa cultura se perdeu, e o que sobrou, acabou se misturando ao folclore que os portugueses trouxeram de sua terra natal.

Lendas do folclore do Brasil.

Ao longo dos séculos, o Brasil foi invadido por outros povos, e além disso, muitos imigrantes vieram para cá, tentar uma vida nova, e dessa maneira, cada um trouxe consigo uma parte do folclore de sua terra, que se misturou ainda mais a nossa cultura.

Principais manifestações folclóricas do Brasil

Conheça abaixo um pouco mais da nossa cultura, que compões o folclore brasileiro.

Música e dança

Entre nossas manifestações folclóricas, não podemos deixar de falar da música e dança, como cateretê, a polca, o maxixe, o lundu, o baião, o samba, o frevo, o xaxado, o fandango, o vanerão, o xote, o maracatu, a ciranda, o jongo, a tirana, a catira, o batuque, o pau-de-fita, a quadrilha, as cantigas de roda, as serestas, as modas de viola; as ladainhas, responsórios e cânticos sacros.

Festas e encenações

Folclore Brasileiro.

Entre nossas festas e encenações folclóricas, o Carnaval, o Congado, as Farras do Boi, as Cavalhadas, a Folia de Reis, a Festa do Divino, as Festas Juninas, as festa de Bumba meu boi ou Boi Bumbá, estão entre as mais importantes.

Linguagem, literatura e tradição oral folclórica

 

As adivinhações, provérbios e ditados populares, quadrinhas, piadas e anedotas, literatura de cordel, trava línguas, parlendas e também as frases de pára-choque de caminhão sãos muito conhecidas.

Mitos e lendas do folclore brasileiro

Quando falamos em folclore, muita gente pensa que isso só se refere a seres míticos, mas com tudo que você leu acima, deu para perceber que folclore envolve praticamente toda a cultura de um povo. Agora confira alguns dos mitos e lendas mais conhecidos do nosso folclore.

Boitatá

Uma das lendas indígenas mais antigas é o Boitatá, que conta que nas matas existem obras de fogos gigantescas, tais cobras vivem nos rios, e de acordo com cada tribo, pode ser um ser cruel, ou um protetor das florestas. Essa lenda também é descrita em cartas que o padre jesuíta José de Anchieta, enviou a Portugal no ano de em 1560.

Folclore Brasileiro.

Capelobo

Uma versão indígena do famoso lobisomem. Esse animal possui corpo de homem, focinho de anta ou de tamanduá e pés de girafa. Ele vaga pelas noites, em busca de alimento, dando preferencia a cabeças de animais recém-nascidos e sangue humano.Folclore Brasileiro.

Cobra-Grande

Você já assistiu ou ouviu falar no filme “Anaconda“?, Pois bem, ele deriva de uma lenda da região norte de nosso país. Principalmente os índios e caboclos da região acreditam que próximo aos rios da Amazônia existe uma gigantesca cobra, que vive nos rochedos. E quando ela sai de sua morava, lança raios e faz chover.

Folclore Brasileiro.

Corpo-Seco

Conta a lenda que um homem, que era o mais cruel dos homens que já viveu na Terra, não fora enterrado depois de morto, pois nem mesmo a Terra o queria. Ele também foi rejeitado por Deus e pelo Diabo, e seu corpo seco perambula por aí, abrigando sua alma repugnante e má, até o fim dos tempos. O Corpo Seco é uma versão das lendas de zumbis.

Folclore Brasileiro.

Boto

Acredita-se que, em noites de lua cheia, boto sai da água e se transforma em um homem lindo, elegante e charmosos, que encanta as moças e as engravida.

Folclore Brasileiro.

Curupira

Esse ser mítico é também chamado por outros nomes, como Caipora, Caiçara, Caapora, Anhanga ou Pai-do-mato. Montado em um porco do mato, esse ser de baixa estatura, cabelos de fogo e pés virados para trás prega peças em caçadores e protege as florestas.

Folclore Brasileiro.

Lobisomem

São várias as lendas do Lobisomem em toda a parte do mundo. No Brasil, a mais conhecida é a lenda que conta que um homem amaldiçoado, seja por uma bruxa, ou por ter pecado contra deus, se transforma na terrível criatura quando é lua cheia.

Folclore Brasileiro.

Cuca

Uma bruxa velha, com cara e rabo de jacaré, que rouba as crianças para comê-las. Essa lenda é semelhante a lenda do Bicho-papão.

Folclore Brasileiro.

Iara

No Brasil, Iara é uma das variações mundiais das lendas sobre sereias. Com cabeça e corpo de uma linda mulher, e cauda de peixe, Iara encanta os homens com sua voz e beleza, levando-os para o fundo do rio.

Em algumas regiões, além de afogá-los, Iara também devoraria os pescadores, já que se alimenta apenas de carne humana, em outras lendas, ela é uma protetora dos rios, e só faz isso aos homens ruins.

Folclore Brasileiro.

Mapinguari

Um dos mais terríveis monstros que habita a Amazônia. Tem um corpo de macaco, porém alto como um homem, seu pelo é escuro, possui um focinho pontudo, e garras como as do jacaré. Seus olhos variam entre apenas um, ou dois, e quando estão abertos, exalam um cheiro horrível. Sua boca vai desde o umbigo até o nariz, abrindo na vertical, em outras lendas, ela abre na horizontal, porém fica situada no meio da barriga.

Folclore Brasileiro.

Mula sem cabeça

Uma das lendas que vieram para o Brasil com os Portugueses e Espanhóis. Segundo consta, uma mulher que se deita com um padre é transformada nesse monstro.

Além desta versão, ainda há uma que conta que, quando uma menina nasce de um amor amaldiçoado, seja pela família, por uma bruxa, ou por Deus, ela se tornará uma mula sem cabeça. Para acabar com a maldição, é preciso tirar dela o arreio encantado, ou então feri-la mortalmente.

Folclore Brasileiro.

Negrinho do Pastoreio

A muito tempo atrás, na época da escravidão, depois de perder um cavalo, o dono de um menino escravo manda espancá-lo, e depois jogá-lo em um formigueiro. No dia seguinte, quando vai verificar o estado do garoto, se depara com ele em pé, sem nenhum ferimento, e ao seu lado, Nossa Senhora Aparecida, e também estava lá o cavalo perdido, e todo o resto dos cavalos que pertenciam ao dono do pequeno escravo.

O homem pediu perdão, mas nesse momento, o Negrinho do Pastoreio beijou a mão da Santa, e saiu em disparada com a tropa de cavalos. Depois disso, tropeiros, mascates e carreteiros, e viajantes alegavam ter visto um garoto negro, montado em um cavalo, e liderando uma grande quantidade de belos cavalos.

Folclore Brasileiro.

Saci Pererê

O Saci Pererê é um ser mítico, com a aparência e estatura de um menino negro. Porém ele tem uma única perna, e por isso vive a saltar por aí. Ele nasce dentro dos gomo do bambu.

Em algumas regiões, ele é um ser endiabrado e maligno, que gosta de fazer maldades, em outras, ele é um brincalhão, que gostar de pregar peças nas pessoas, escondendo suas coisas, e fazendo aparecer depois, em lugares inusitados.

Folclore Brasileiro.

Ele usa um gorro vermelho, e quando alguém lhe tira esse gorro, ele perde seus poderes. O Saci também gostar de fumar cachimbo, e só existe uma maneira de prendê-lo: é preciso ficar atento quando ocorrer um redemoinho, pois o Saci o usa para se locomover sem ser notado, e então, é só jogar uma peneira, e depois basta colocar o Saci dentro de uma garrafa e tampá-la.

0 voto



Fabio
29/01/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu tirei um 10 no meu trabalho.

    kaio
    22/08/13 às 6:47 pm
  2. muito legal mesmo

    andreza
    19/08/13 às 9:02 am
  3. no meu trabalho eu tirei um 10 bem bunito

    ingrid
    14/08/13 às 2:39 pm
  4. eu tb.

    maria eduarda
    28/08/12 às 9:58 am
  5. eu adoro o flocore tem muitas coisas divertidas.

    maria eduarda
    28/08/12 às 9:57 am
  6. eu tambem nao

    samuel
    25/08/12 às 3:47 pm
  7. oi jemte essa e bem legal

    judas
    23/08/12 às 5:16 pm
  8. nossa tirei 20

    matheus
    23/08/12 às 8:34 am
  9. seila nao gosto de folclore mesmo

    olir
    23/08/12 às 8:31 am
  10. eu amo esse site

    hellen
    22/08/12 às 7:46 pm
  11. ADOGO ESTE SITE

    GESSICA
    21/08/12 às 11:06 am
  12. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    GESSICA
    21/08/12 às 10:50 am
  13. e mesmo eu tambem acho

    beatriz
    20/08/12 às 7:55 pm
  14. não me surpreendi muito da resposta mais valeu

    lais
    16/08/12 às 2:24 pm
  15. EU SÓ QUIS DIZER \_(‘o’)_/ que tirei 9,5

    Cirilo
    12/08/12 às 1:53 pm
  16. eu gostei muito do trabalho e tirei 9,5 minha mae gostou muito

    isadora
    06/10/11 às 6:57 am
  17. mim descolpe se fiz algo errado

    isadora
    06/10/11 às 6:56 am
  18. gostei da resposta e tou gostando cada vez mais….ai como eu tõ bandida…pirua.

    isadora
    06/10/11 às 6:54 am
  19. amei fiz meu trabalho e ganhei 10.0valeu muito

    barbara
    30/08/11 às 9:16 am
  20. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    kely
    18/08/11 às 6:42 pm
  21. gostei muito me ajudou no ty=rabalho brigado bjs…

    larissa
    09/08/11 às 7:12 pm
  22. gostei, esta bem resumido, mais a pro. queria q escrevesse mais!!!!

    mari
    15/05/11 às 5:27 pm
  23. isso é muito loko esse cite é daora tirei 10.0 no trabalho

    leo
    13/09/10 às 6:05 pm
  24. nossa tirei 10.0

    higor
    11/09/10 às 2:29 pm
  25. gostei muito mas é pouco para min pesquisar mande tudo que voces encontar sobreo folclore

    DOUGLAS
    12/08/10 às 3:36 pm
  26. por que voce que que agente escreva isto mais e muito legal tchal ass:bruninha silvya

    bruna silvya
    28/07/10 às 6:22 pm
  27. AMEI MAS TA POUCO

    leticia
    28/07/10 às 1:29 pm
  28. Mto massa , cara .Eu tirei total no trabalho a fessora adorou e eu mais ainda , Pq ?! Pq eu tirei total . Graças a minha maninha qeme ajudou bastante . Nós somos da mesma sala de aula . E ela já tinha pesquisado e eu não pq eu estava doente ai ela me falou e eu ashei akii , bom finalizando eu e minha irmã tiramos total : Moral da História
    ( Intenet serve mesmo pra mta coisa ) xD

    Rapha
    02/09/09 às 7:21 pm
  29. Adorei esse texto , está muito bem estruturado !

    Ani
    02/09/09 às 3:09 pm
  30. oieee esse folclore é muito legal e me ajudou muito em meu trabalho tirei 10.0 no trabalho

    grasiela oliveira ayala
    02/09/09 às 8:16 am
  31. OIIIIIIIIIIIIIII E MASSA QUI FLOCLORE DE RAPARIGA

    debora
    11/08/09 às 8:27 pm