Foliculite no couro cabeludo tratamento

A foliculite pode se agravar caso não seja tratada. Saber o que causa a foliculite é importante para combater o problema.

A foliculite é a inflamação de um ou mais folículos capilares, podendo ocorrer em qualquer lugar da pele. Em determinadas situações, a foliculite é confundida com a acne. Uma das diferenças entre os dois problemas está na localização no corpo, enquanto a espinha é mais comum no rosto, tronco e colo, a foliculite aparece com mais frequência nas coxas, costas, na nuca e principalmente na nádega. Estar atento aos motivos que levaram o aparecimento da foliculite é essencial para evitar que ela volte.

Geralmente, a foliculite no couro cabeludo acontece com pessoas que tem cabelos oleosos, pois a oleosidade acaba obstruindo os folículos e aumentando as chances de infecção.

Mulher penteando os cabelos

Causas da foliculite

Normalmente, a foliculite se inicia quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao fazer a barba ou até mesmo quando tem atrito com a roupa. Em grande parte dos casos de foliculite, os folículos danificados são infectados pela bactéria Staphylococcus (estafilococo).

Na maioria das vezes, os quadros de foliculite se iniciam com dor, que pode indicar que a inflamação pode virar um furúnculo ou celulite. Isso acontece quando a bactéria que causa o problema atinge as camadas mais profundas da pele, podendo deixar manchas e cicatrizes.

No couro cabeludo, além da oleosidade excessiva, a foliculite pode manifestar-se devido a umidade, sudorese excessiva, falta de higiene adequada, uso de chapéus apertados, entre outras causas.

Explicação foliculite

Possíveis complicações

• A foliculite voltar a ocorrer
• A infecção se espalhar para outras áreas do corpo

Tratamento de foliculite

Homem passando a mão no cabelo

Ao apresentar um quadro de foliculite é necessário ir a um médico dermatologista. Normalmente, recomenda-se o uso de compressas umedecidas e mornas, as quais podem promover a drenagem dos folículos afetados.

O tratamento também pode fazer uso de antibióticos aplicados sobre a pele e cabelo ou por via oral. Antifúngicos também podem ser usados para controlar a infecção.

Para tratar a foliculite no couro cabeludo é necessário também o uso de xampus específicos. Pessoas que tem o couro cabeludo muito oleoso devem tratar com xampu a base de zinco, ácido salicílico ou até mesmo aqueles xampus anticaspa, dependendo do quadro do paciente.

14/03/13 por Lucimara

   



Mais informações por email

Comentar