Fotos do desmatamento da Amazonia

O desmatamento na Amazônia é um acontecimento antigo que precisa ser cessado. Veja aqui fotos atuais de como está a maior floresta do mundo.

A Amazônia sofre com o desmatamento de suas florestas há anos. Já são décadas de pessoas desmatando, queimando, derrubando árvores para vender e utilizar nas indústrias. Esta triste realidade tem trazido grandes prejuízos ao ecossistema brasileiro. Por causa do desmatamento, houve um aumento no número de espécies que estão correndo risco de extinção.

Além disso, a destruição da natureza vem causando a propagação de doenças transmitidas por insetos, como é o caso da dengue e malária. De acordo com os dados publicados pelo Grupo Permanente de Trabalho Interministerial Sobre Desmatamento na Amazônia, desde 2003, foram apreendidas 700 mil metros cúbicos de madeira proveniente da extração ilegal.

                       

A falta de fiscalização talvez seja a principal causa deste problema. Por se tratar de uma área muito grande, as autoridades encontram dificuldade para realizar este trabalho. Além disso, a extração ilegal, na maioria das vezes, é apoiada pela população local que, sem oportunidade de emprego, acaba prestando serviços aos madeireiros.

Desmatamento na Amazônia

Trabalho na Amazônia

Até mesmo os índios, conhecidos por defenderem o meio ambiente, costumam trabalhar na atividade ilegal de extração por míseros 20, 30 reais por tora, sendo que a madeira chega ao mercado custando 2 mil, 3 mil reais.

O que as pessoas esquecem é que a floresta necessita ser preservada, pois dela vem muitos alimentos, muitos remédios, medicamentos, animais, ervas para cura de doenças, etc. A floresta Amazônica ocupa uma área de mais de 6,5 milhões de km² na parte norte da América do Sul, passando por nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, 85% dessa região fica no Brasil.

A falta de preservação dessa floresta acarreta danos como na biodiversidade, no clima, na temperatura, na vida da população e dos animais, na água, no ar, no planeta. A conscientização é a melhor maneira de acabar com este problema e fazer com que pessoas preservem nosso ambiente, a floresta Amazônica que só tem benfeitorias e vantagens a nos oferecer.

Desmatamento da Amazônia

1 voto



Fabio
28/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook